• Carregando...

Fosse nos Estados Unidos, a briga que mobiliza hoje o mundo da internet na China – tendo, de um lado, a gigante Yahoo! e, de outro, seu concorrente Qihoo (a semelhança do nome não pode ser mera coincidência) – já teria virado livro best-seller e, quem sabe, filme de ação com Jackie Chan no papel de Jack Ma, o dono da Yahoo! China, e Chow-Yun Fat como Zhou Hongyi, o prodígio da engenharia de softwares que hoje comanda o portal Qihoo.com

Neste embate, como de resto em toda a briga de gigantes da internet no mundo, não se sabe exatamente quem faz o papel do mocinho e quem faz o de vilão. Mas vale acompanhar a história, que está ligada à trajetória bem sucedida de Zhou Hongyi, um engenheiro de programas que, ainda em 1998, desenvolveu o 3721. O programa ajudou milhões de chineses a surfar na rede ao permitir que o Explorer achasse qualquer site, mesmo que seu endereço fosse em alfabeto romanizado, a partir de caracteres orientais.

O sucesso do programa fez a própria Microsoft adotar a ferramenta no Explorer. Mais tarde, Zhou foi aperfeiçoando sua criatura e transformando-a no que os internautas chamam de programa "hooligan" – aqueles capazes de grudar no micro e impedir que o usuário instale programas concorrentes (ou desinstale o próprio. Neste caso, uma ferramenta de busca).

Guerra suja

No fim de 2003, o sucesso do 3721 chamou a atenção da Yahoo!, que comprou o programa (rebatizando-o de Yahoo! Assistant) por, dizem, cerca de US$ 120 milhões, e catapultou Zhou Hongyi ao cargo de presidente do gigante na China. Ano passado, praticamente todos os sites de busca da China – liderados pelos maiores, Baidu.com, Zhongsou.com, eBay e Sohu.com – atuavam com programas hooligans, numa verdadeira guerra suja para aprisionar o micro de cada internauta chinês.

Mas os chineses deram um basta e decidiram denunciar as empresas na própria internet. Muitas começaram a recuar até que, em agosto de 2005, veio a bomba: a Yahoo! fechou uma parceria de US$ 1 bilhão com o maior portal de e-business da China, o Alibaba.com, do prodígio Jack Ma.

Zhou perdeu o cargo, ocupado por Ma até hoje. Mas, sabendo que as operações da Yahoo! na China estavam sendo negociadas, Zhou Hongyi saiu da empresa bem antes e fundou uma concorrente, a Qihoo.com.

Tudo não passaria de uma corriqueira mudança de comando no mundo empresarial da internet, não fosse uma decisão de Zhou Hongyi, tomada em julho deste ano. A Qihoo lançou um aplicativo antivírus – o 360 Safeguard Anti-Spyware – que inclui o Yahoo! Assistant como programa-espião, num típico momento de criador-tentando-destruir-a-criatura. Zhou iniciou ainda uma campanha pela "ética na internet", focado basicamente na empresa que presidira.

Jack Ma decidiu que era a hora de deixar o silêncio de lado. No início de agosto, o gerente-geral da Yahoo!, Tian Jian (seu braço-direito na companhia) deu entrevista à mídia local em que acusa Zhou de "conduta antiética na condução de seus negócios" e que, durante o tempo em que ainda era presidente da empresa, deu bônus a funcionários (hoje na Qihoo) para atuarem como espiões, além de ter usado a empresa em proveito próprio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]