• Carregando...
Jacqueline, vinda do ramo de propaganda, assumiu a superintendência do ParkShoppingBarigui em 2007 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Jacqueline, vinda do ramo de propaganda, assumiu a superintendência do ParkShoppingBarigui em 2007| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

29,64% de crescimento

no volume de vendas foi o resultado obtido pelo ParkShoppingBarigui desde a sua expansão, em novembro de 2010. De lá para cá, o fluxo de pessoas também aumentou, 9,27%. A superintendente, Jacqueline Vieira de Lemos, acredito que isso ocorreu porque o shopping tem conseguido se antecipar aos anseios de seu público.

20 marcas incrementaram o mix

de lojas do ParkShoppingBarigüi em 2012, segundo a superintentende Jacqueline Vieira de Lemos. Como conquistas do ano passado ela aponta ainda as várias promoções, a instalação de sinalizadores de vagas no estacionamento e o ouvido atendo ao que o cliente quer. Para 2013 ela promete novidades, mas não revela detalhes.

  • Anne-Marie Slaughter, americana citada por Jacqueline

A superintendente do ParkShop­pingBarigüi, Jacque­line Vieira de Lemos, liderou projetos importantes durante sua administração, como a criação do Park Gourmet e a primeira expansão de lojas. Os resultados são para comemorar, diz ela. "Inauguramos a expansão em novembro de 2010 e, um ano depois, registramos o crescimento de 29,64% no volume de vendas e 9,27% no tráfego", conta.

Na superintendência do shopping, Jacqueline é responsável por todas as áreas: marketing, operações, administrativo, financeiro e comercial. E foi justamente agora, quando ela está envolvida com um trabalho mais amplo, que ela foi reconhecida por sua atuação nas áreas de propaganda e marketing. No fim de 2012, a superintendente do ParkShoppingBarigui foi eleita a Personalidade de Marketing do ano pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) no Paraná. Nessa entrevista à Gazeta do Povo, Jacqueline fala sobre sua carreira, a surpresa do prêmio e a família.

São 25 anos de trabalho em propaganda e marketing, correto? E esse foi seu primeiro prêmio pessoal. Foi uma surpresa?

Estou no mercado há mais de 25 anos. Atuei por 20 anos na área de propaganda e marketing, especificamente em agências de propaganda e departamentos de marketing. Desde 2007, estou na superintendência do ParkShoppingBarigüi, onde sou responsável por todas as áreas: marketing, operações, administrativo, financeiro e comercial. É um trabalho muito mais amplo, pois consegui colocar em prática os meus conhecimentos de marketing, mas também tive a oportunidade de aprender muito das outras áreas. E este, sim, foi o meu grande desafio nesta fase. Talvez por estar tão focada em todos os aspectos que envolvem a direção de um shopping eu fiquei surpresa com este prêmio.

Nesses mais de 25 anos de mercado, como o marketing evoluiu?

Acredito que a maior evolução esteja nos clientes. Hoje, a informação permite que o cliente seja muito mais exigente e antenado nas novidades. O desafio de se antecipar às necessidades e aos desejos é ainda maior. O banheiro teen é um exemplo disso. Foi um grande investimento para atender a uma percepção que tivemos observando o comportamento das adolescentes que frequentam os nossos shoppings. Nenhuma cliente pediu um banheiro teen, mas sabíamos que elas adorariam ter um espaço pensado para elas.

Que características do seu trabalho teriam contribuído para essa premiação?

Acredito que este prêmio seja um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na superintendência do ParkShoppingBarigüi. Tenho muito orgulho de ter conseguido liderar projetos tão importantes como o Park Gourmet e a primeira expansão de lojas. Sou uma pessoa movida a desafios e sou muito positiva. Não tenho medo do desconhecido. Tenho humildade pra reconhecer aquilo que não sei e adoro aprender.

Quantas pessoas trabalham no departamento de marketing do shopping?

Temos seis profissionais responsáveis por comunicação, mídia, eventos, qualidade e todas as ações que envolvem relacionamento com os clientes. Porém, todos os profissionais que trabalham na administração do shopping acabam se envolvendo neste dia a dia. Sempre digo que quem achar um papel no chão do corredor e não se abaixar para pegar, não serve pra trabalhar aqui.

De que forma seu trabalho na superintendência refletiu nos negócios?

Os números do ParkShoppingBarigüi são ótimos. Inauguramos a expansão em novembro de 2010 e um ano depois registramos o crescimento de 29,64% no volume de vendas e 9,27% no tráfego. Também contratamos uma pesquisa qualitativa de avaliação de imagem e confirmamos que o ParkShoppingBarigüi é o shopping com a melhor percepção pelo público curitibano em seis atributos: ambiente agradável, estacionamento, atendimento, mix de lojas, mix de serviços e tamanho. Além disso, é considerado o shopping mais completo de Curitiba, tanto para compras quanto pra lazer.

E quais são os projetos para 2013?

A Multiplan é uma das maiores empresas da indústria de shoppings centers do Brasil, com 17 shoppings no seu portfólio. É um celeiro de ideias e referência em administração no setor. Em 2012 realizamos muitos eventos diferenciados e inéditos em Curitiba, fizemos grandes promoções, incrementamos nosso mix com mais de 20 marcas, colocamos sinalizadores de vagas no nosso estacionamento e ouvimos o que os clientes gostariam de ter aqui. Em 2013, vamos continuar fazendo a mesma coisa.

No seu discurso durante a entrega do prêmio sua família foi citada com frequência. Como é a participação de seus pais, marido e filhos na sua rotina de trabalho?

Adoro realizar coisas, ter grandes objetivos, motivar quem trabalha comigo para que todos possam crescer juntos. Seria muito infeliz se não pudesse trabalhar. Mas seria muito infeliz também se o trabalho me impedisse de ter uma família. E este equilíbrio é o maior desafio. Recentemente, li um artigo muito interessante escrito por uma professora de Princeton, Anne-Marie Slaughter. Em 2011, ela abandonou o emprego de diretora de políticas de planejamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Washington, para passar mais tempo com seus dois filhos. Anne-Marie escreveu um artigo para a revista The Atlantic dizendo que o que ela aprendeu com o feminismo estava errado: as mulheres não podem ter tudo e devem escolher entre chegar ao topo de suas carreiras ou dar a devida atenção aos filhos. Fiquei muito incomodada com este artigo e percebi que só posso ter tudo porque tenho um marido que me apoia, me valoriza e me ajuda sempre. E é isto que faz toda a diferença na minha vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]