• Carregando...

Os grandes fabricantes de eletrônicos do planeta lançaram uma infinidade de aparelhos multimídia portáteis na maior feira do setor, a Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu durante a semana passada em Las Vegas, nos Estados Unidos. O fenômeno se explica pelo interesse crescente dessas empresas em lucrar com o estilo de vida cada vez mais "móvel" de seus consumidores. Muitos desses lançamentos, inclusive, tinham inspiração e alvo de concorrência bem definidos: o iPod, da Apple Computer, que domina o mercado e as atenções desde o seu surgimento, há cinco anos.

A Microsoft não fez questão de esconder a rivalidade com a "grife da maçã" e seus executivos afirmaram que o ultra-aguardado celular-iPod, enfrentará obstáculos. Os anúncios foram feitos exatamente um dia antes da palestra do presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, na conferência anual MacWorld, durante a qual a empresa lançou o tal aparelho, batizado de iPhone (leia mais na página 3). O presidente do conselho administrativo e fundador da Microsoft, Bill Gates, foi o responsável por abrir a CES e optou por apresentar produtos que ajudam a ampliar o conceito da casa digital ou "conectada".

Gates apresentou um mundo em que as pessoas estão a apenas um toque do dispositivo que poderão ajudá-las em tempo real – de receitas que aparecem no balcão da cozinha (que também é uma tela) a informações sobre transporte púbico que aparecem no ponto enquanto se espera o ônibus. "Eu quero minha música quando estou no carro, na minha casa, na minha sala. Quero que seja simples. Quero a agenda da minha família e que ela seja fácil de atualizar pelo telefone ou tocando uma tela no refrigerador... Quero ter a experiência de me conectar com as pessoas tanto no trabalho quanto em casa", enumerou Gates.

Motorola, Nokia, Samsung e HP são apenas alguns exemplos de marcas que apostam cada vez mais em aplicativos de mobilidade. A primeira apresentou o celular MotoRizr Z6, que sincroniza um sistema Linux com o tocador Windows Media Player. A rival finlandesa, por sua vez, além de anunciar uma parceria com a bandeira de cartões de crédito Visa para desenvolver soluções de m-cash, mostrou os novos integrantes de sua NSeries. Alguns deles são voltados para o público blogueiro, como o Nokia N93i, que permite a atualização de páginas pessoais do serviço Vox.

A Samsung Eletronics integrará serviços do Yahoo! e do Google em seus telefones celulares. Além disso, os coreanos aproveitaram a CES para desvendar seu MP3 player e um novo PC portátil (veja página 2). A norte-americana HP continua apostando tudo naquilo em que já é forte: os notebooks. O modelo Envy HW:201, por exemplo, tem nada menos que 320 GB de disco, duas placas de vídeo GeForce de 512 MB rodando em paralelo e um superprocessador AMD X2.

A Sandisk reforçou a artilharia contra a Apple com seu primeiro player portátil de música digital. O aparelho, que será vendido por cerca de US$ 300, tem memória para 33 horas de vídeo ou 2 mil canções e tela de 4 polegadas.

Pode-se dizer que dois aparelhos específicos foram a coqueluche da feira. A nova versão do robô Asimo, da Honda, que é capaz de correr a até 6 quilômetros por hora e se locomover sem esbarrar em objetos que estejam pelo caminho. Na demonstração de Las Vegas, Asimo subiu e desceu escadas sem problemas e ensaiou até jogadas simples de futebol. Por fim, uma novidade que até Bill Gates confessou estar ansioso para conferir: a maior TV da festa, uma LCD (cristal líquido) de 108 polegadas da japonesa Sharp.

Guerra do DVD

Agradeça à Warner e à LG por começarem a dar novos ares ao assunto "sucessão do DVD", atualmente em um impasse gerado por duas tecnologias concorrentes. O estúdio norte-americano propôs o Total Hi Def, um disco que combina os dois formatos de alta definição e funcionaria tanto em players de HD-DVD como em Blu-Ray. Enquanto isso, a fabricante coreana desvendou o tocador BH100. Apelidado de Super Multi Drive, o player merece toda a euforia que seu nome fantasia sugere. Ao invés de promover a rixa atual, capitaneada por Sony e Toshiba, a LG mostra que é possível vender um aparelho que suporte ambos os formatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]