• Carregando...
Ballmer e o slate: para ele, tablet bom tem de rodar Windows | Dave Smith/Microsoft
Ballmer e o slate: para ele, tablet bom tem de rodar Windows| Foto: Dave Smith/Microsoft

O lançamento era da HP, mas quem pôs a mão na massa foi Steve Ballmer, presidente da Microsoft. Foi ele quem apresentou na CES um protótipo de tablet PC (um daqueles aparelhos pequenos, como um netbook ou note, mas com tela sensível ao toque, podendo ser usado como uma prancheta – "ta­­blet", em inglês) da fabricante americana. Ballmer o chamou de "slate", palavra que, em in­­glês, designa aquelas tabuinhas de pedra que eram usadas para es­­crever, na Antiguidade.

O "slate PC" da HP deve estar disponível mais para o fim do ano, e deu problemas aos executivos da Microsoft. Ao clicar na tela do aparelho, por exemplo, Ballmer não obteve resposta de imediato, precisando clicar mais vezes. Em todo caso, ele deixou claro que acredita no futuro dessa plataforma – desde que equipada com Windows, é claro. A empresa estaria inclusive trabalhando num projeto próprio de tablet, conhecido por Courier. Imagens dele andaram vazando pela internet nos últimos meses.

Aparentemente, o Courier ain­­da não estava "no ponto" pa­­ra ser mostrado na CES, mas a Microsoft não queria perder o bonde. Assim, apresentou o aparelhinho da HP como um exemplo da nova geração de tablets. O alvo era a concorrente Apple. A empresa dirigida por Steve Jobs não participa da exposição, mas espera-se que ela lance ainda este mês seu novo modelo de tablet. E os entusiastas da empresa esperam algo revolucionário. Por isso tanta ansiedade em torno do assunto.

O dispositivo da HP conta com tela sensível ao toque e multimídia, permitindo ver vídeos, navegar pela internet e ler livros. Ballmer afirmou que os aparelhos são mais poderosos que um celular e quase tão potentes quan­­to um PC. "Esse computador portátil, que estará disponível ainda neste ano, vai despertar muito entusiasmo entre os consumidores", disse Ballmer.

Natal em novembro

A Microsoft também antecipou no­­vidades na área de games. O presidente da divisão de entretenimento da companhia, Robbie Bach, afirmou que 2010 será o melhor ano da história do videogame. E a chave para isso – segundo ele – o Project Natal.

Uma "palhinha" do Natal – que tem esse nome em referência à capital do Rio Grande do Nor­­­­te, numa homenagem do gerente do projeto, o curitibano Alex Kipmann – já havia sido mostrada em Los Angeles na E3 2009, um evento dedicado ao mundo dos games. A novidade agora é um cronograma: Natal estará nas lojas americanas em novembro. Trata-se de um novo sistema de controle para o console Xbox, da Microsoft, que permite ao usuário jogar a partir dos movimentos de seu corpo. É um adeus aos velhos botões: para dar um chute, basta movimentar as pernas; para saltar... bom, é preciso saltar. O coração do sistema é um conjunto de câmeras e sensores, que captam os movimentos do sujeito e os transferem pa­­ra a ação que se passa na tela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]