• Carregando...
A “cara” do Behance: em vez de destacar currículos, a reede es­tam­pa portfólios | Reprodução
A “cara” do Behance: em vez de destacar currículos, a reede es­tam­pa portfólios| Foto: Reprodução

Uma mídia social chamada Behance ganhou maior visibilidade no último ano. Assim como o LinkedIn, o site se propõe a abrir espaço para profissionais divulgarem seus trabalhos e criarem redes de relacionamento profissional. A diferença é que foi desenvolvido para apresentação de projetos visuais, como vídeos, fotografias e peças publicitárias. Em vez de o profissional destacar empresas nas quais trabalhou, constrói o perfil com as suas criações.

O site existe desde 2006. Começou como projeto experimental de uma startup em Nova York, liderada pelos designers Scott Belsky e Matias Corea. Motivados a criar um ambiente onde os artistas pudessem expor seus projetos e ver ideias acontecerem, a dupla desenvolveu o site para livrar os criativos de burocracias.

A proposta é manter o foco e o tempo dos artistas na criação e não na apresentação ou divulgação do trabalho. Hoje o site tem quase 4 milhões de projetos publicados em 172 países. A rede social não tem um levantamento de perfis por nações, mas contabiliza 1,6 milhão de integrantes. O Brasil ocupa a quinta posição em número de associados por país.

Os usuários carregam imagens, textos, gravações de áudios, vídeos ou projetos multimídias de qualquer área de criação, como publicidade, fotografia, design gráfico, ilustração e moda. As páginas pessoais são sincronizadas instantaneamente com Facebook e Twitter e aparecem no perfil da pessoa no LinkedIn. Também é possível seguir outros perfis e notificar seus seguidores cada vez que um trabalho novo é publicado. "É como visitar uma exposição online. Com a diferença que você pode começar a seguir um artista que te impressionou e acompanhá-lo em todas as suas produções futuras e até se comunicar com ele", afirma Paulo Franqueira, consultor sênior da Adobe para a América Latina.

No final de 2012, a Behance foi comprada pela Adobe e conectada ao Creative Cloud, sistema online para ferramentas de edição de imagem e criação de produtos digitais. O acesso é gratuito, mas se o usuário quiser desenvolver um site próprio a partir do Behance, há a possibilidade de assinar um serviço online que oferece a montagem partindo de modelos existentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]