A “cara” do Behance: em vez de destacar currículos, a reede es­tam­pa portfólios| Foto: Reprodução

Uma mídia social chamada Behance ganhou maior visibilidade no último ano. Assim como o LinkedIn, o site se propõe a abrir espaço para profissionais divulgarem seus trabalhos e criarem redes de relacionamento profissional. A diferença é que foi desenvolvido para apresentação de projetos visuais, como vídeos, fotografias e peças publicitárias. Em vez de o profissional destacar empresas nas quais trabalhou, constrói o perfil com as suas criações.

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O site existe desde 2006. Começou como projeto experimental de uma startup em Nova York, liderada pelos designers Scott Belsky e Matias Corea. Motivados a criar um ambiente onde os artistas pudessem expor seus projetos e ver ideias acontecerem, a dupla desenvolveu o site para livrar os criativos de burocracias.

A proposta é manter o foco e o tempo dos artistas na criação e não na apresentação ou divulgação do trabalho. Hoje o site tem quase 4 milhões de projetos publicados em 172 países. A rede social não tem um levantamento de perfis por nações, mas contabiliza 1,6 milhão de integrantes. O Brasil ocupa a quinta posição em número de associados por país.

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Os usuários carregam imagens, textos, gravações de áudios, vídeos ou projetos multimídias de qualquer área de criação, como publicidade, fotografia, design gráfico, ilustração e moda. As páginas pessoais são sincronizadas instantaneamente com Facebook e Twitter e aparecem no perfil da pessoa no LinkedIn. Também é possível seguir outros perfis e notificar seus seguidores cada vez que um trabalho novo é publicado. "É como visitar uma exposição online. Com a diferença que você pode começar a seguir um artista que te impressionou e acompanhá-lo em todas as suas produções futuras e até se comunicar com ele", afirma Paulo Franqueira, consultor sênior da Adobe para a América Latina.

No final de 2012, a Behance foi comprada pela Adobe e conectada ao Creative Cloud, sistema online para ferramentas de edição de imagem e criação de produtos digitais. O acesso é gratuito, mas se o usuário quiser desenvolver um site próprio a partir do Behance, há a possibilidade de assinar um serviço online que oferece a montagem partindo de modelos existentes.