• Carregando...
O jogo do Xbox 360 Forza Motorsport 4 evoluiu muito em relação ao antecessor, com gráficos bem melhores; game tem mais de 500 carros de 80 fabricantes e pistas reconhecidas mundialmente, como Suzuka e Hockeinhein | Fotos: Divulgação
O jogo do Xbox 360 Forza Motorsport 4 evoluiu muito em relação ao antecessor, com gráficos bem melhores; game tem mais de 500 carros de 80 fabricantes e pistas reconhecidas mundialmente, como Suzuka e Hockeinhein| Foto: Fotos: Divulgação

Ficha técnica

Forza Motorsport 4

- Plataforma: Xbox 360

- Categoria: Corrida

- Preço: R$ 129

- Pró: diversidade de modos on-line

- Contra: erros de tradução

Notas

Uma produtora social

A Zynga é um caso claro de empresa que pegou sucesso em produtos de terceiros para se tornar gigante. Desenvolvedora dos chamados jogos sociais, instalados em perfis de redes sociais como Orkut e Facebook, a Zynga está avaliada em mais de R$ 30 bilhões e declara ter mais de 232 milhões de usuários ativos. Fundada em 2007, a empresa teve um crescimento espetacular apostando numa fórmula simples: monetizar o tempo dos usuários. Basicamente, os jogadores usam o tempo nas redes para cumprir pequenas missões, como cultivar legumes em uma fazenda. A sacada é que o mesmo item cultivado pode ser comprado, encurtando o tempo para "desenvolvimento" e causando inveja aos amigos conectados. Que acabam colocando a mão no bolso também.

E rentável

A fórmula deu tão certo que o Facebook cresceu o olho e divulgou que pretendia abocanhar 30% dos rendimentos da Zynga, que resolveu abrir um canal próprio para tentar depender cada vez menos de eventos externos. Na semana passada, apresentou ao mundo o desenvolvimento do Project Z, ainda não lançado, portal que reunirá os principais títulos da empresa: Mafia Wars, FarmVille, Zynga Poker, Words With Friends entre outros.

3G limitado

A Sony anunciou durante a Game Developers Conference que o PS Vita só poderá baixar arquivos com até 20MB através da rede 3G. Segundo a empresa, a limitação é uma exigência da operadora americana responsável pela conexão. Para baixar os jogos, que devem passar dos gigabytes, o consumidor deverá usar exclusivamente o sistema wifi.

Cada videogame deve ter seu simulador de corrida exclusivo. Essa é a regra. O Playstation 3 tem em sua biblioteca Gran Tu­­rismo 5, considerado o jogo mais realista já feito. A Micro­soft, que precisava acelerar para tentar tirar a vantagem do concorrente, apresentou neste mês Forza Motorsport 4, franquia que se diferencia pelas comunidades de personalização de carros virtuais e é exclusivo para Xbox 360. A briga pela liderança no campeonato do mais bem aca­­bado simulador entre os dois consoles empatou.

Não se pode afirmar com toda a certeza que Forza 4 é melhor que GT5, mas sem sombras de dúvidas é o melhor jogo de corrida disponível hoje para o Xbox 360. Evo­­luiu muito em relação ao seu an­­tecessor em quase to­­dos os aspectos. Tecnicamente, os veículos ganharam um polimento gráfico invejável. A física de colisão também sofreu me­­lho­ras. Os modos on-line estão mais divertidos, o que deve am­­pliar ainda mais a co­­munidade de customização, com direito a eventos virtuais para desfilar os bólidos autorais.

Ao todo, são cerca de 500 carros de mais de 80 fabricantes. Estão disponíveis modelos clássicos, como Lexus SC300 e Tesla Roadster Sport. A garagem pode ser ainda ampliada com a compra do pacote extra "American Mus­cle", via Xbox Live, que traz os históricos Pontiac GTO 1965, Shelby GT500 428CJ 1969, Dod­ge Cornet W023 1967 entre ou­­tros. Como padrão, diversas pis­­tas reconhecidas mundialmente podem ser usadas para acelerar as máquinas. As principais pis­­tas de corrida do mundo, co­­mo Nurburgring, Su­­zuka e Ho­­ckei­­nhein estão lá, mas faltaram alguns circuitos importantes, como SPA-Francorchamps e Monza.

E qual a melhor maneira pa­­ra passar um bom tempo curtindo o ronco dos motores? Para es­­te colunista continua sendo o bom e ve­­lho joystick, mesmo ha­­vendo so­­luções específicas pa­­ra si­­mular volantes, pedais e câm­­bio. Mas pa­­ra os desenvolve­dores da Turn 10 Studios existe uma maneira me­­lhor: eliminar os controles físicos para tentar controlar o carro apenas com ges­­tos. A experiência é in­­teressante, mas segurar um vo­­lante imaginário sentado na poltrona do sofá torna a jogatina bem mais cansativa (e um pouco ridícula, é verdade).

Além de controlar a direção, o Kinect permite ao jogador explorar os detalhes do carro dando uma voltinha na sala de estar, no melhor estilo realidade au­­men­tada. No showroom virtual pode-se abrir portas e examinar os detalhes de cada veículo por di­­versos ângulos. As descrições são muito bem detalhadas e legendadas, o que deve agra­­dar aos amantes do automobilismo. O Kinect também faz um rastreamento da cabeça do jogador, que poderá ter a vi­­são na tela ampliada apenas mo­­vimentando a cabeça para os lados. Interessante, mas ainda pre­­cisa de melhorias, já que os olhos tendem a acompanhar o mo­­vimento, o que tira a televisão do foco principal.

Depois de treinar na campanha principal, Forza 4 oferece um universo gigantesco on-line. Quan­­do conectado, abre-se a possibilidade de participar de clubes de carros, nos quais amigos po­­dem formam equipes, personalizar os veículos e realizar disputas para até 16 jogadores. De bônus, o jogo é repleto de conteúdo do mais conhecido programa de au­­tomobilismo, o Top Gear, com nar­­ração de Jeremy Clarkson. Uns dos poucos defeitos presentes são pequenas fa­­lhas de localização para o português, com tentativas confusas de traduzir termos técnicos amplamente conhecidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]