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O Balaroti, maior grupo do segmento de materiais de construção no Paraná e um dos dez maiores do Brasil, planeja inaugurar mais três lojas em 2011. A primeira será na Linha Verde, em Curitiba, em janeiro. Segundo o diretor de marketing e vendas Eduardo Balarotti (foto), as políticas de expansão e valorização da equipe permitiram o crescimento acima da média do setor. Entre janeiro e outubro, a rede cresceu 16,3% em relação ao mesmo período de 2009, valor 1,3 ponto porcentual superior à media nacional, calculada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Para continuar crescendo, há investimentos planejados.

Que fatores permitiram o crescimento da rede acima da média nacional?

Foram as novas lojas e o trabalho em equipe. Nos últimos dois anos, abrimos cinco unidades – em Curitiba (nos bairros Portão e Mercês), Balneário Camboriú (SC), Ponta Grossa e Pinhais. As últimas duas são home centers com mais de 50 mil itens. Para janeiro de 2010, temos a previsão de uma nova loja no Pinheirinho, na Linha Verde.

Hoje, o Balaroti tem duas lojas em Santa Catarina – Joinville e Balneário Camboriú. O estado vizinho continua nos planos de expansão?

Qualquer cidade até 300 quilômetros de distância de Pinhais, onde fica a nossa central de distribuição, está nos planos. Basta analisarmos que o município tem potencial e mercado consumidor.

Qual a expectativa de crescimento para este ano?

Em 2009, devido à crise, nós tínhamos planejado entre 5% e 10%. Mas, com os investimentos que fizemos, vamos fechar acima disso, podendo chegar a 15%.

Pela quarta vez consecutiva, o Balaroti foi eleito uma das melhores empresas do país para trabalhar. Como é o trabalho de valorização dos colaboradores?

Nós valorizamos muito toda a equipe – atualmente são 1,2 mil funcionários. Temos o Programa de Excelência com os Colaboradores (PEC), em que ocorre a distribuição dos resultados. Ou seja, o colaborador, dependendo do desempenho, pode receber até três salários extras. Além disso, temos a Universidade Balaroti, que oferece 30 cursos técnicos. Isso permite que 100% das nossas promoções sejam internas.

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Impessoal

Mais da metade dos brasileiros acha que o meio ambiente deve ter prioridade sobre o crescimento econômico, segundo pesquisa feita pelo Walmart Brasil e pelo Ministério do Meio Ambiente. Essa percepção não vem, no entanto, acompanhada de iniciativas pessoais. A maioria da população atribui ao poder público a responsabilidade pelas questões ambientais. O estudo revelou, por exemplo, que 60% dos entrevistados são simpáticos à idéia da proibição das sacolinhas plásticas nos supermercados, mas 21% não saberiam como descartar seu lixo doméstico num suposto mundo sem sacolas. Além disso, 70% jogam pilhas e baterias no lixo comum e 39% descartam óleo usado na pia da cozinha.

A Synovate ouviu 1,1 mil pessoas em 11 capitais, Curitiba entre elas, para a pesquisa "Sustentabilidade Aqui e Agora".

Na estante

Um dos pressupostos da teoria econômica tradicional é que o sistema econômico é "neutro" para o meio ambiente, como se ele não provocasse qualquer efeito colateral. Essa ideia é um mito, como se descobriu há tempos. Mas o que os economistas pensam hoje em dia? Eles aceitam ou refutam as teses sobre sustentabilidade? E as consideram utópicas ou realizáveis? Em busca das respostas, o jornalista Ricardo Arnt entrevistou 15 dos mais renomados economistas brasileiros entre o fim de 2009 e o início de 2010. O trabalho resultou no livro O que os economistas pensam sobre sustentabilidade (Editora 34, 288 páginas, R$ 44), recém-publicado.

A obra reúne depoimentos de figuras carimbadas como Antonio Delfim Netto, Luiz Carlos Bresser-Pereira e Gustavo Franco, mas também de gente mais ligada à agenda ambientalista, como Ricardo Abramovay e José Eli da Veiga.

Panetone na dieta

A onda diet/light chegou ao panetone. A paranaense Siena Alimentos lançou no mercado nacional o Panettone Roma Zero de frutas, sem gordura trans e sem açúcar, inclusive nas frutas cristalizadas e uvas passas. Além das marcas próprias, a Siena fabrica para várias redes de atacado e varejo.

Prêmio

Quatro gráficas paranaenses saíram vencedoras na 20.ª edição do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, entregue semana passada, em São Paulo. Posigraf, Magistral, Corgraf e Ótima ganharam troféus por seus produtos impressos, que vão de revistas a cadernos escolares.

Propostas para o pré-sal

A Câmara de Petróleo e Gás do Paraná, articulada pela Fiep, promove quarta-feira, em Curitiba, um encontro para apresentar propostas de ação para que o estado possa se inserir nessa cadeia produtiva e receber investimentos provenientes da exploração do pré-sal. As propostas foram elaboradas ao longo deste ano por cinco grupos de trabalho criados pela Câmara, divididos nas áreas de qualificação de mão de obra, inovação e tecnologia, certificação e qualificação dos fornecedores, captação e fomento, e políticas públicas. Vai ser no Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico, às 9h30.

Benefício imediato

Em apenas 24 horas o empreendedor José Marcolino Coles saiu da informalidade e venceu uma licitação pública para fornecimento de serviço de sonorização no município de Mangueirinha (Sudoeste). Ele aderiu ao programa Microempreendedor Individual (MEI) tornando-se apto para prestar serviços para a prefeitura.

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