i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Incerteza

Ações do Pão de Açúcar caem por dúvidas com Globex

A Nova Globex, que será formada em novembro, concentrará todos ativos de eletrodomésticos do grupo: Ponto Frio, Casas Bahia e Extra Eletro

  • PorReuters
  • 10/09/2010 11:52

As ações do Grupo Pão de Açúcar chegaram a recuar 4,7 por cento nesta sexta-feira (10), respondendo pela maior queda entre os papéis que compõem a carteira teórica do Ibovespa, um dia após a varejista apresentar as sinergias que serão capturadas da fusão com a Casas Bahia.

Às 12h28, as ações cediam 3,46 por cento, cotadas a 59,76 reais, enquanto o Ibovespa apontava estabilidade.

O Pão de Açúcar anunciou na véspera que as sinergias da integração das operações do Ponto Frio e da Casas Bahia, que juntas formarão a Nova Globex, podem ficar entre 4 bilhões e 7 bilhões de reais a valor presente após a conclusão da fusão.

Embora o ganho de sinergias tenha ficado bem acima do esperado pelo mercado, que estimava algo em torno de 2 bilhões de reais, analistas que acompanham o setor afirmam que os dados anunciados deixaram perguntas sem respostas, o que pode representar um risco de execução de negócios pelo grupo varejista.

"Apesar de números de Ebitda melhores que esperado, a Nova Globex tem fracas condições de capital de giro que levaram à securitização de mais de 80 por cento dos seus recebíveis", afirmou o UBS em relatório desta sexta-feira, acrescentando que isso representa riscos para as estimativas de lucro em 2011.

A ausência de informações sobre as operações da Nova PontoCom, unidade de comércio eletrônico que será controlada pela Nova Globex e cuja implantação ainda não foi iniciada, também é mencionada pelo UBS como um aspecto negativo.

No mesmo sentido, o Barclays ressalta o efeito dos recebíveis, que no segundo trimestre de 2010 estavam ao redor de 1 bilhão de reais, no crescimento da empresa.

Os dois primeiros trimestres de 2011 "serão períodos de forte investimento, o que esperamos que resulte em endividamento líquido --incluindo recebíveis securitizados-- para crescer de forma expressiva", segundo o analista David Belaunde, do Barclays.

Para ele, "é perigoso avaliar a Nova Globex até que se tenha completa clareza sobre a formação do endividamento, entre outros pontos".

A postura conservadora também é adotada pelo Goldman Sachs, que destaca como outro fator negativo a falta de dados isolados para as operações de Casas Bahia, impossibilitando o cálculo da participação do Grupo Pão de Açúcar na empresa formada.

"O sucesso da execução da joint-venture proposta guiará as ações nos próximos seis a 12 meses... Até que surjam evidências de que a joint-venture proposta está sendo integrada com sucesso, preferimos permanecer neutros", afirmou o Goldman Sachs em relatório.

Mais radical, o Itaú excluiu os papéis do Pão de Açúcar da sua carteira de recomendações, por acreditar que não há fatores capazes de impulsionar a ação no curto prazo.

Em relatório, a analista Juliana Rozenbaum, do Itaú, escreveu que, assim como as sinergias ficaram acima do esperado, do lado negativo, o capital de giro e as despesas financeiras também superaram as estimativas.

Segundo ela, não há "motivos nem para comprar nem para vender a ação, que pode ficar um tempo em linha com a média do mercado".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.