• Carregando...
Show do Green Day: vídeos da banda estarão disponíveis no YouTube | Luis Gene/AFP
Show do Green Day: vídeos da banda estarão disponíveis no YouTube| Foto: Luis Gene/AFP

São Paulo - A Warner Music e o YouTube fecharam um acordo para reincorporar as produções audiovisuais da empresa fonográfica ao banco de vídeos do portal na web, informou na terça-feira a companhia musical, em comunicado. As produções de Madonna, Green Day e Metallica poderão voltar a ser vistas gratuitamente no YouTube, de propriedade do gigante tecnológico Google, em troca de receita publicitária compartilhada pelo portal de vídeos e a Warner. "Esta­mos felizes de anunciar que conseguimos um novo e amplo acordo com o Google e sua filial You­Tube para levar outra vez o con­teú­do da Warner Music Group a esse serviço no final deste ano", informou a companhia.

As divergências sobre a exploração dos vídeos musicais levaram à retirada dos produtos da Warner Music do YouTube em dezembro do ano passado. A companhia mu­­sical – uma das pioneiras a fechar um acordo com o YouTube, ainda em 2006, pouco mais de um ano depois da criação do site- – poderá vender publicidade associada a seus conteúdos após entrar em vigor o novo contrato, assim como obter benefícios com as músicas de seu selo fonográfico utilizadas por usuários para criar seus vídeos.

Acordos anteriores

No início de setembro, o YouTube também havia chegado a um acordo com a organização que representa os compositores britânicos, a PRS for Music, e pôde retomar a exibição de vídeos musicais relacionados ao grupo, após suspensão de seis meses. Já em agosto, foi o grupo norte-americano de co­­mu­­nicação Time Warner que anun­­ciou um acordo com o You­Tube para distribuir trechos de al­­guns dos filmes e programas de televisão que produz por intermédio do portal de vídeos. E em abril, o YouTube fechou contrato com a Sony e outros diversos estúdios de Hollywood para distribuição de conteúdo protegido por direitos autorais. Entre as outras parcerias confirmadas, estavam Anime Net­work, Shout Factory, Telenext Me­­dia, Documentary Channel e First Look Studios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]