• Carregando...

O ingresso de cerca de 10 milhões de novos passageiros no mercado de turismo deve pressionar os aeroportos nacionais. Segundo especialistas, os terminais não têm infraestrutura para atender o aumento da demanda. Para o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Cláudio Candiota Filho, não houve planejamento e investimento para suportar esse crescimento, pro­­­blema que deve ser agravado com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e da Olimpíadas, em 2016. "Va­­mos viver um cenário de caos."

Os aeroportos precisam urgentemente de investimentos em infraestrutura, em tecnologia e atendimento, com capacitação de mão de obra. Candiota Filho prevê, inclusive, que um dos grandes gargalos do setor será o recrutamento de profissionais, principalmente pilotos. "Com a crise aérea, muitos pilotos experientes foram trabalhar fora do Brasil. Esse pessoal dificilmente voltará para o país", afirma ele. "É bastante provável que as companhias aéreas, diante desse cenário, serão obrigadas a pagar salários mais altos, o que deve pressionar os custos", acrescenta. Segundo ele, o Brasil tem chance de repetir transtornos como os que marcaram o caos aéreo entre 2006 e 2007.

Acima do limite

Para Mauro Martins, o professor de mercadologia e gestão de empresa aérea da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), o problema é que os aeroportos já estão operando hoje acima da sua capacidade e terão ainda de receber uma nova leva de passageiros.

Somente o Aeroporto Afonso Pena, na região de Curitiba, deve fechar o ano com 5,3 milhões de passageiros, para uma capacidade estimada de 3,5 milhões. Para ele, o aeroporto precisa receber investimentos, como a construção da terceira pista. "Há demanda consistente para voos diretos de Curitiba para a Europa." Além disso, de acordo com ele, investimentos podem elevar a participação do Afonso Pena no transporte de cargas, para atender melhor a demanda das indústrias instaladas na região metropolitana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]