• Carregando...
Operação em Foz, em outubro: importação de animais está suspensa | Cristian Rizzi / Gazeta do Povo
Operação em Foz, em outubro: importação de animais está suspensa| Foto: Cristian Rizzi / Gazeta do Povo

Após a confirmação de um foco de febre aftosa no Paraguai ontem, o Paraná anunciou uma operação para aumentar a fiscalização sanitária no estado. Serão montadas barreiras nas principais vias entre o Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Os postos de inspeção funcionarão 24 horas e propriedades suspeitas passarão por uma vistoria dos órgãos do governo.

Na aduana brasileira na Ponte da Amizade, o fiscal federal agrocupecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas­tecimento (Mapa) Ale­xandre Junqueira informou que os equipamentos de pulverização e desinfecção já estão instalados e que os trabalhos de controle começarão assim que a equipe for oficialmente comunicada. "Temos bombas de pulverização, arcolúvio (para desinfetar caminhões) e o rodolúvio, uma rampa para lavagem e desinfecção dos pneus de todos os veículos que cruzarem a ponte", explicou.

O Mapa também solicitou ao governo estadual reforço no georreferenciamento das propriedades da fronteira e a manutenção da vigilância.

O foco da doença no país vizinho foi detectado em uma fazenda de San Pedro del Ycuamandiyú, município do departamento de San Pedro, a 360 km de Assunção. A região não faz fronteira com o Brasil. Segundo informações da agência estatal de saúde animal paraguaia (Senacsa), o foco, localizado no dia 30 de dezembro, foi confirmado na segunda-feira após análises laboratoriais. Números preliminares indicam que são 131 animais suspeitos e 15 com contágio confirmado.

Brasil

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse que a pasta tomará todas as medidas necessárias para proteger a fronteira brasileira da doença, acrescentando que o Exército e a Polícia Federal devem integrar a operação. Todos os eventos agropecuários no estado do Mato Grosso do Sul foram suspensos. O estado também contratou 35 médicos veterinários para reforçar a atuação na fronteira com o Paraguai.

Bloqueio

A entrada de animais do Paraguai está proibida desde setembro, após o caso de aftosa em uma fazenda também da região de San Pedro. Na ocasião, 820 cabeças de gado foram sacrificadas. "A situação é preocupante e não vamos expor o nosso rebanho. Vamos fazer o esforço que for necessário para evitar a entrada de qualquer produto que possa representar risco ao gado paranaense. A determinação é de exercer poder de polícia em toda a faixa de fronteira", disse o secretário de Estado da Agricultura e Abaste­cimento, Norberto Ortigara, de acordo com o site do governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]