Curitiba tem em torno de dez agências de publicidade grandes, com estrutura profissional e clientes de peso. A maior dificuldade do setor ainda é a competição com São Paulo, o mais forte centro publicitário do país e que tende a concentrar as contas das grandes empresas e a "roubar" os melhores profissionais formados no estado. "Curitiba é um mercado que exporta ideias e talentos, produz muito material humano, que acaba ganhando visibilidade maior em São Paulo", diz Alexandre Silveira, diretor executivo do Clube de Criação do Paraná e diretor de criação da agência Bronx. Apesar dessa dificuldade, as empresas de maior porte têm buscado clientes fora do estado, investem na formação de parcerias com agências de São Paulo e se esforçam para segurar talentos. Um exemplo é a Heads, que hoje atende a Petrobras, uma das contas mais cobiçadas do país. Prêmios
Os trabalhos feitos aqui também buscam prestígio em prêmios, como o Taan Titan, que teve uma boa participação da OpusMúltipla em 2009. A JWT e a Bronx recentemente foram premiadas no Festival Ibero-Americano de Publicidade (Fiap). "As agências ganharam muito profissionalismo, estão mais equipadas", resume Silveira.
-
Vistas grossas sobre abusos, críticas a Israel e acordo nuclear: como Lula vem apoiando o Irã
-
Enquete: Você acha que Lula vem utilizando as enchentes no RS como palanque de autopromoção?
-
Governo suspende importação de arroz do Mercosul após países subirem 30% valor do grão
-
Rombo do governo se aproxima dos recordes da pandemia – e deve piorar com socorro ao RS
Rombo do governo se aproxima dos recordes da pandemia – e deve piorar com socorro ao RS
“Desenrola” de Lula cumpre parte das metas, mas número de inadimplentes bate recorde
Reforma pode levar empresas a cancelar planos de saúde para empregados, diz setor
Cheias devem pressionar a inflação; mercado e governo refazem as contas
Deixe sua opinião