Joel Malucelli: empresário idealizou uma “fábrica de projetos”| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Dois anos depois de se aposentar da presidência do Grupo J. Malucelli, o empresário curitibano Joel Malucelli, de 69 anos, tem usado o tempo livre para intensificar sua atuação na vida pública. Sua última empreitada foi uma compilação de cinco propostas na área de infraestrutura, apresentadas ao secretário do Planejamento, Silvio Barros.

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Malucelli montou um escritório particular em Curitiba, de onde ainda cuida de algumas atividades do grupo. Mas sua preocupação maior no momento é se preparar para debater questões como infraestrutura e as reformas que entende serem importantes para o país caso precise assumir uma vaga no Senado – no ano passado, o empresário foi eleito suplente do senador Álvaro Dias e diz ser essa sua única incursão na política. "Não quero ser candidato a mais nada", diz.

Das ideias apresentadas ao Planejamento, quatro são focadas no Litoral do estado – o executivo tem casa em Guaratuba, onde recebeu o título de cidadão honorário. Ele defende a construção de um contorno na cidade de Matinhos, desviando a passagem pelo centro da cidade, ligado a uma ponte sobre a Baía de Guaratuba. O desvio custaria em torno de R$ 10 milhões e a ponte, a depender do projeto, em torno de R$ 150 milhões.

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As intervenções seriam completadas por uma ligação direta entre a BR-277 e o Porto de Antonina (com custo estimado de R$ 15 milhões) e um duto para transporte de soja entre Araucária e Paranaguá, paralelo aos dutos da Petrobras. "Esse foi um exercício de ideias para o Litoral e que acredito serem viáveis. Seria interessante que cada região do estado pudesse fazer um exercício semelhante e que na sequência fossem elaborados os projetos", explica.

É aí que entra a quinta ideia apresentada à secretaria, uma "fábrica" de projetos. "O estado precisa elaborar projetos de infraestrutura pensando no longo prazo. O custo de fazer isso é baixo", argumenta. Sua proposta é que o Planejamento assuma essa demanda com apoio de universidades e do corpo técnico do estado para que se estude a viabilidade, o custo e os desafios de cada proposta na área.

Negócios

Entre as atividades do grupo que Malucelli ainda acompanha de perto estão alguns projetos na área imobiliária. No momento, uma das prioridades é a construção de um outlet em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, no qual estão sendo investidos R$ 120 milhões. O empreendimento deve ser inaugurado em dezembro de 2016 e já tem contrato assinado com uma bandeira paulista especializada no setor e que será responsável pela captação das lojas.

Outro projeto que o empresário pretende viabilizar é um aeroporto no município de Balsa Nova, também na RMC. A ideia é construir uma pista longa, de 4 mil metros, para movimentação de carga. O terreno já foi comprado e no momento estão sendo atendidas as exigências da Secretaria da Aviação Civil (SAC) na elaboração do projeto. "Entendemos que é muito difícil que seja executada a terceira pista no Afonso Pena. Por isso há viabilidade para um aeroporto de cargas", conta. O investimento previsto pelo grupo é de R$ 200 milhões, complementado por empresas usuárias da estrutura.

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Projetos

As ideias para o Litoral em boa medida já apareceram no radar do governo , mas nunca foram viabilizadas. A ponte sobre a Baía de Guaratuba, por exemplo, é um sonho da década de 1970. No ano passado, o DER prometeu fazer os estudos técnicos. Em 2010, outro projeto, a Rodovia Interportos, incluía a ponte sobre a baía e a ligação entre Antonina e a BR-277.