O álcool combustível permanece competitivo no tanque dos carros flex em 17 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, compilados pela Agência Estado, referentes à semana terminada em 28 de novembro. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. O número de Estados em que o álcool permanece competitivo é o mesmo registrado na semana anterior. A gasolina segue vantajosa em 10 Estados.

CARREGANDO :)

Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A gasolina continua mais vantajosa principalmente no Amapá, Roraima, Pará, Paraíba e Amazonas.

Na semana terminada em 28 de novembro, o preço médio do álcool caiu em 11 Estados, e subiu em 16 Estados em relação à semana anterior. As maiores quedas foram registradas na Bahia (-1,33%), Maranhão (-1,17%) e Sergipe (-1,02%). As maiores altas foram registradas em Mato Grosso (4,23%), Rondônia (0,99%) e Amapá (0 89%).

Publicidade

De acordo com Plínio Nastari, da Datagro, se todos os usuários de carros flex seguissem a relação de competitividade, hoje cerca de 87% da frota de flex estaria utilizando etanol.

Veja também
  • Fabricante de máquinas agrícolas terá motores 100% a biodiesel
  • Argentina torna obrigatória mistura de etanol à gasolina
  • Petrobras: Não há previsão de novo preço para gasolina
  • Brasil pode se consolidar como líder na política de combustíveis, avalia entidade