A América Latina Logística (ALL) inicia um projeto de R$ 1,3 milhão para transportar biodiesel produzido no Rio Grande do Sul por ferrovia até a refinaria da Petrobras em Araucária, no Paraná. A operação piloto consiste no primeiro passo da companhia para atingir a meta de movimentar 100% do biodiesel produzido no estado gaúcho até a cidade paranaense e expandir a operação para o produto fabricado no Centro-Oeste até a refinaria localizada em Paulínia, no interior paulista.
O Brasil produziu em 2012 2,7 bilhões de litros de biodiesel, sendo 806 milhões de litros no Rio Grande do Sul e 1,164 bilhão de litros no Centro-Oeste. A expectativa é a parcela de biodiesel misturada ao diesel comercial suba de 5% para 7% até 2015. O coordenador comercial de Líquidos da ALL, Raphael Bozza, diz que a empresa quer estar presente no segmento quando houver a necessidade das usinas aumentarem a produção.
Ociosidade
A ALL também procura diminuir a ociosidade de suas linhas no sentido Sul-Sudeste. Cerca de metade dos vagões que chegam à região Sul retornam vazios um contingente que pode ser, em parte, preenchido pela movimentação do biodiesel.
O projeto piloto foi desenvolvido em parceria com a empresa gaúcha Camera Agricultura, Alimentos e Energia. O volume transportado corresponde a 20% dos 25,5 milhões de litros de biodiesel vendidos pela Camera no 32º Leilão (L32) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para a Camera, o projeto sinaliza uma nova opção de entrega do produto para o cliente, além de possível retorno decorrente do transporte mais eficiente proporcionado pelo modal ferroviário. "O setor está indo para o modal de transporte mais barato", afirmou o gerente de Biocombustíveis da Camera, João Artur Manjabosco. Um trem com 15 vagões equivale a uma frota entre 30 e 40 caminhões a menos nas rodovias.
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