A Amazon está negociando com o Grupo Boticário e a Natura a venda de produtos de beleza em sua plataforma de e-commerce, segundo a agência Reuters .
Segundo fontes da agência que pediram anonimato, a gigante norte-americana do varejo espera convencer as duas empresas brasileiras de produtos de beleza a venderem produtos no site da Amazon e distribui-los através da plataforma logística, ainda em desenvolvimento, a partir do interior de São Paulo.
O mercado brasileiro de produtos de beleza movimentou R$ 106 bilhões em 2017, segundo o Euromonitor. É o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Apesar disso, tanto Natura quanto o Grupo Boticário ainda confiam em canais de venda físicos, como franquias, lojas próprias e consultoras para vendas diretas. Uma parceria com a Amazon aceleraria os esforços de expandir no digital suas estratégias multicanal e seria, para a varejista, algo incomum — em outros mercados, a Amazon só entrou no segmento de beleza após já estar consolidada.
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Em 2017, a Natura, que congrega as marcas Aesop e The Body Shop (além da própria), liderou o mercado brasileiro com 11,7% de market share. Já o Grupo Boticário, que detém as marcas Eudora, quem disse, Berenice?, The Beauty Box e a Vult, adquirida no início de 2018, fechou o ano passado com 10,8% do mercado, na terceira colocação, atrás da Unilever (11,1%). Os dados são do Euromonitor.
A Amazon começou a expandir sua atuação no Brasil em abril de 2017, após abrir seu marketplace para livros de outras lojas. Atualmente a empresa comercializa — também no modelo marketplace — produtos eletrônicos, materiais escolares/papelaria e utilidades domésticas.
Procurada pela reportagem, a Natura informou que não se manifestará sobre o assunto. Já o Grupo Boticário informou que ainda não tem um posicionamento. Esta matéria será atualizada assim que recebermos um retorno.
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