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A Amazon.com afirmou na quarta-feira (16/5) que vai lançar uma loja de música digital no final de 2007 com milhões de canções sem tecnologia de proteção contra cópias.

A companhia informou que a gravadora EMI, casa de artistas como Coldplay, Norah Jones, Joss Stone e Pink Floyd, licenciou seu catálogo digital para a Amazon, o segundo acordo deste tipo em um mês.

- A nossa estratégia de termos apenas arquivos MP3 significa que todas as músicas que os consumidores comprarem na Amazon serão livres de DRM e tocarão em qualquer dispositivo - disse Jeff Bezos, fundador e presidente-executivo da Amazon.com.

O Digital Rights Management (Gerenciamento de Direitos Digitais), ou DRM, foi exigido pela indústria musical para conter a pirataria. A tecnologia impede que usuários façam múltiplas cópias; mas seus críticos dizem que isso limita o número de consumidores e, portanto, impede o crescimento do setor.

No começo do mês, a EMI divulgou que disponilizará suas músicas online sem recursos anti-pirataria, tornando-se o primeiro grande grupo musical a assumir o risco numa tentativa para aumentar as vendas digitais. Em abril a gravadora formalizou com a Apple a oferta de músicas sem proteção no serviço de música online iTunes , principal fonte de canções para players digitais iPod nos EUA.

O grupo Warner Music afirmou que não vê lógica no fim do DRM, mas ainda está testando músicas sem ele, enquanto a Universal Music informa que também está testando faixas sem a tecnologia.

As músicas gravadas no popular formato MP3 podem ser tocadas em praticamente qualquer dispositivo de mídia digital. Isso inclui computadores pessoais, iPods da Apple e os Zunes da Microsoft. O formato também permite a gravação em CDs para uso pessoal.

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