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A Câmara Americana de Comércio (Amcham) inaugura na quinta-feira sua nova sede em Curitiba. Com um espaço maior para eventos e reuniões de seus associados, a entidade espera combinar o novo endereço (Rua João Marchesini, 139, Prado Velho) com projetos a serem lançados em 2012. Entre as iniciativas está uma nova feira de negócios, que será realizada em abril, e também a ampliação no número de comitês – grupos setoriais de discussão formados por empresas regionais. A entidade também está de olho na parceria com organizações que que estão se instalando no Paraná, disse o gerente regional da Amcham, Gabriel Borges (foto), ao repórter Luiz Felipe Marques.

Como a nova sede pode ajudar nos projetos da Amcham para a cidade?

Nosso escritório fica agora no Curitiba Office Park, primeiro "green building" (prédio ecológico) da cidade. O endereço é mais próximo da Região Metropolitana, onde ficam as sedes de algumas das principais empresas associadas à Amcham. Além disso, passamos a contar com mais espaço e conforto para os eventos que promovemos, o que pode ajudar em alguns projetos que temos para o ano. Um exemplo é a expectativa de oferecer aos sócios uma sala equipada com vídeo conferência, já no segundo semestre.

E que outros novos projetos devem ser realizados durante o ano?

Em abril vamos realizar o Amcham Business Day, uma feira de negócios temática que é promovida em outras regionais da entidade pelo Brasil. Ela tem um desenho especial, no formato de uma feira de empresas incluída dentro de uma proposta de conteúdo. Nesta edição, o tema do evento será inovação e sustentabilidade, então contaremos com palestras do diretor comercial da Natura na Região Sul, Alexandre Lemos, e também com o presidente da Novozymes, Pedro Fernandes. Além disso, vamos manter a programação de eventos que realizamos todos os anos, entre seminários e encontros de comitês, que abrangem boa parte das companhias associadas.

Quantas empresas a Amcham atende atualmente?

No momento, temos 410 empresas associadas e, logicamente, a idéia é expandir esse quadro. Queremos aproveitar a vinda de multinacionais para o Paraná, e em especial para a Região Metropolitana de Curitiba, para oferecer nossos serviços e ampliar a atuação da Amcham. Esse não é o maior objetivo que temos hoje, até pelos novos serviços que planejamos para o ano. Mas é algo que não podemos deixar de lado.

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Um cinema para Castro

Vinte anos depois de terem dado adeus ao último cinema da cidade, os moradores de Castro, na região paranaense dos Campos Gerais, finalmente voltam a desfrutar dos prazeres da tela grande. Ela vem com a inauguração do Hipermercado Condor, rede do empresário Joanir Zonta, que também levou um cinema para Paranaguá e o reconstruiu após um incêndio devastador.

As duas salas de projeção foram inauguradas na sexta-feira e colocam os 67 mil habitantes da cidade na rota dos lançamentos, segundo o diretor-geral da rede Cineplus, Milton Durski. O investimento de R$ 1 milhão contempla cuidados como poltronas reclináveis em couro ecológico, com braços móveis, e espaço para cadeirantes.

O hipermercado, aberto em novembro, custou R$ 25 milhões e funciona como um centro de compras e lazer. A área de 4 mil metros quadrados para vendas inclui oito lojas, farmácia e praça de alimentação.

Chocolates

A grife curitibana de chocolates Icab espera vender 15% a mais nesta Páscoa. A empresa tem mais de 80 anos de tradição e está abastecendo as seis lojas da capital e a filial de São Paulo, inaugurada no ano passado, com sucessos consagrados e lançamentos. O sócio-diretor Luigi Muffone põe fé especialmente no Dolce di Pasqua trufado e coberto com chocolate e no ovo sem lactose.

Vininhas

Os minissanduíches da marca Vininha devem cruzar as divisas do estado neste ano em que a empresa criada em Curitiba pelo porto-alegrense Rodrigo Miranda completa uma década. O plano de negócios prevê dobrar o faturamento do ano passado – de R$ 3,2 milhões – com a abertura de mais 27 franquias em 2012, no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo.

A rede tem duas lojas próprias e seis franqueadas na região metropolitana de Curitiba, além da tele-entrega dos lanches rápidos no formato "massa de pão com recheios variados".

O planejamento deste ano do Vininha prevê investimento de R$ 1,5 milhão. A maior parte vai para a abertura de uma fábrica capaz de fornecer para até 50 lojas, ampliando a atual produção de 400 mil minissanduíches por mês.

Crédito hipotecário

A Barigüi Financeira começou a operar neste mês a primeira companhia de crédito hipotecário do Paraná, e a oitava no Brasil. O foco da nova empresa é o mercado imobiliário, com a perspectiva de dobrar o volume da carteira de crédito no primeiro semestre.

Parceiros

A escola de profissões e idiomas Centro Europeu e o Instituto Bra­sileiro de Pós-Graduação e Exten­são (IBPEX) lançam quarta-feira uma parceria. Eles vão realizar juntos sete cursos de pós-graduação e MBA. O portfólio vai de curso de Master Chef até Gestão de Organizações Esportivas.

Leite e pão

Em Paranaguá, 2,4 mil pessoas carentes recebem 40 mil pacotes de 250 ml de leite de soja a cada semestre. O leite é produzido na usina mantida pela Appa, que administra o porto, com a parceria das empresas Pasa, Sal Diana, Tibagi, Marcon, Grano, ALL e a As­­­­sociação dos Opera­dores Por­tuá­rios do Cor­redor de Expor­tação, que doam os insumos.

Agora, a usina vai ter uma área de panificação, que aproveitará em várias receitas de pães, bolos e biscoitos o resíduo de soja, resultante da produção do leite.

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