• Carregando...
Os CEOs de Gol e Delta, Constantino Junior e Richard Anderson (da esquerda para a direita), destacaram vantagens da parceria para as duas empresas | Danilo Verpa/Folhapress
Os CEOs de Gol e Delta, Constantino Junior e Richard Anderson (da esquerda para a direita), destacaram vantagens da parceria para as duas empresas| Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O que muda

Consumidor terá algumas vantagens com o negócio entre Gol e Delta, mas parceria com a American Airlines será afetada.

-> Clientes da Gol poderão comprar passagens da Delta pelo site da empresa brasileira e vice-versa.

-> As milhas dos programas de fidelidade das duas companhias poderão ser usadas conjuntamente.

-> As malhas aéreas serão racionalizadas para dar mais opções de conexões ao passageiro. Medida será implementada em um prazo de seis a 12 meses.

-> O acordo de codeshare entre a American Airlines e a Gol, que vence no fim de 2012, vai acabar.

TCU pede mudança em edital de aeroportos

Folhapress

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos que liberam os editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília (DF), mas determinou várias mudanças nos textos. Entre as mudanças pedidas estão o aumento dos valores de outorga, um novo modelo para garantir que os ganhos de produtividade reduzam as tarifas e também que sejam incluídos no edital critérios mínimos de qualidade para as obras que serão feitas pelos concessionários, o que não estava determinado na minuta de edital apresentada ao órgão de controle. O tribunal determinou ainda que o governo aumente de R$ 2,5 bilhões para R$ 3,8 bilhões o valor mínimo a receber de outorga pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos ao longo da concessão. Para o aero­porto de Viracopos (SP) o mínimo passou de R$ 521 milhões para R$ 1,7 bilhões; e, em Brasília, de R$ 75 milhões para R$ 761 milhões. Com a aprovação do edital pelo TCU, a secretaria de Aviação Civil pode publicar os editais e abrir o prazo, que não pode ser de menos de 45 dias, para a realização do leilão.

A companhia aérea americana Delta Air Lines adquiriu uma participação minoritária da Gol Linhas Aéreas. A operação, no valor de US$ 100 milhões, se dará por meio de uma operação de aumento de capital da companhia brasileira. Com a aquisição de participação acionária, o acordo comercial entre as duas empresas vai se intensificar. Dentre as medidas, está a otimização de malhas para facilitar a conexão entre voos das duas empresas no Brasil e nos EUA.

Segundo a Gol, a parceria não implicará adesão da empresa a uma aliança global de companhias aéreas. Hoje a Gol tem acordos que permitem aos passageiros da Gol acumular milhas voadas com Delta, Air France e KLM, integrantes da SkyTeam, e também com a American Airlines, que faz parte da Oneworld.

Reação

O acordo entre Gol e Delta ocorre em meio à fusão da rival TAM com a chilena LAN, que deverá criar a maior companhia aérea da América Latina. Um dos principais objetivos da Gol é ter acesso ao mercado internacional, cada vez mais aquecido no Brasil, mesmo que indiretamente. "Nós queríamos ampliar a nossa presença nesse mercado, que está crescendo, mas não queremos nos próximos anos fazer voos diretos para os Estados Unidos sozinhos. A parceria com a Delta é perfeita nesse sentido, é complementar", disse o diretor vice-presidente de Finanças da Gol, Leonardo Pereira.

Segundo analistas de mercado, devido à forte pressão no preço das passagens domésticas, a TAM vem se beneficiando no seu resultado financeiro justamente do desempenho dos seus voos no mercado internacional, entre eles o norte-americano. "Com a parceria da Delta, também diversificaremos as nossas receitas, porque estaremos mais expostos ao mercado internacional sem assumir o risco de fazer algo que ainda não sabemos fazer, que são esses voos internacionais de longa distância", disse Pereira.

Cade

O aporte de US$ 100 milhões da Delta na Gol deverá passar pelo conhecimento do Conselho Admi­­nistrativo de Defesa Eco­nômica (Cade), afirmou ontem o conselheiro Ricardo Ruiz. Se­­gundo ele, porém, o órgão antitruste somente avaliará as condições da operação após ser informado pela companhia aérea.

Ruiz, que é relator do processo de fusão entre a Gol e a Webjet, considerou ainda não ser possível afirmar se o aporte da Delta terá impacto na operação que já está sendo analisada pelo Cade. No entanto, o conselheiro acredita que o anúncio de integração dos sistemas de compras de passagens entre a Gol e a Delta deva merecer a atenção do órgão de defesa da concorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]