• Carregando...

Atualizado em 24/07/2006 às 20h08

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota informando que a Nova Varig terá que "informar imediatamente a malha aérea que pretende voar no país e no exterior". O comunicado acrescenta que, caso a empresa não apresente sua malha aérea imediatamente, "a Anac vai definir as rotas que a Varig vai voar durante o período de emergência com as aeronaves disponíveis".

A Nova Varig - agora controlada pela VarigLog - descumpriu determinação anterior da agência e cancelou dezenas de vôos nesta segunda-feira, provocando muitos problemas para os passageiros. Nos principais aeroportos, os balcões da empresa ficaram lotados, com passageiros revoltados por não conseguir embarcar, em vôos domésticos e internacionais.

Só no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, foram pelo menos 29 cancelamentos, três deles de vôos internacionais. Em São Paulo, nenhum vôo partiu do aeroporto de Guarulhos até a tarde desta segunda-feira.

A VarigLog pediu na quinta-feira passada, logo após adquirir a Nova Varig em leilão , a suspensão temporária, até o dia 28, de todas as suas rotas, com exceção da ponte aérea Rio-São Paulo, mas o pedido foi negado pela Anac.

Nesta segunda-feira, a confusão se formou também no balcão das outras companhias, que registraram filas enormes de passageiros da Varig querendo embarcar em seus vôos. As concorrentes tiveram atendimento separado para os passageiros que tinham bilhetes da Varig.

Clientes no exterior também tiveram muitos problemas e enfrentaram dificuldades para voltar ao Brasil.

Nos balcões do aeroporto de Guarulhos, cerca de 30 adolescentes chilenos não tinham como voltar para casa. Nessa segunda-feira, pela manhã, eles fizeram os carrinhos de bagagem de camas e dormiram no aeroporto. Outra cliente disse ter tido problemas com o atendimento em Santiago do Chile.

- Aqui em Santiago do Chile eles fecharam o escritório para atendimento ao público e ninguém tem absolutamente nenhuma informação. Liguei para a Anac e a agência sugeriu que eu fosse diretamente ao Consulado, mas lá eles informaram que também nada podem fazer - disse a cliente Sueli Duque Schriqui.

A Nova Varig nega a informação e diz que o escritório da companhia está funcionando por lá normalmente.

Uma passageira alemã que tentava, de Porto Alegre, voltar para casa já dormiu em dois aeroportos, no da capital gaúcha e no de Guarulhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]