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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) estão discutindo qual mensagem o cliente deve ouvir antes de sua ligação ser encaminhada para a caixa postal dos telefones celulares. Atualmente, está em fase de testes a seguinte mensagem: "Deixe seu recado na caixa postal". A Anatel concordou com as operadoras de celular em testar esta frase durante 90 dias, prazo que está chegando ao fim, mas os órgãos de defesa do consumidor já começaram a reagir à nova mensagem.

Segundo nota divulgada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), ela não tem uma informação fundamental para o consumidor de que a ligação passará a ser cobrada a partir daquele momento. A mensagem usada anteriormente pelas empresas era: "Sua mensagem está sendo encaminhada para a caixa de mensagens e estará sujeita a cobrança após o sinal". Para o Idec, a falta da informação do pagamento da ligação fere o Código de Defesa do Consumidor.

O presidente do conselho de administração da Acel, Mário Cesar Pereira de Araújo, disse que as empresas, antes de fazer a alteração da mensagem, contrataram o Ibope para consultar os usuários sobre o melhor texto. Depois que ela foi escolhida, a Anatel concordou que fossem realizados os testes durante 90 dias. Segundo ele, ainda falta a terceira fase do programa, a realização de uma pesquisa quantitativa para que o usuário defina qual das duas mensagens é a melhor.

- A mensagem foi estudada em conjunto com a Anatel. As operadoras receberam a demanda dos usuários de que a mensagem era muito grande - disse Pereira de Araújo.

Segundo ele, muitos clientes disseram que não seria necessário informar que a ligação seria cobrada porque já sabiam disto. Pereira de Araújo disse que as empresas querem uma mensagem "mais amigável", que não assuste o cliente. Caso as operadoras tenham que retomar a mensagem antiga, o prazo de instalação deverá chegar a quase a um mês, porque será necessário trocar softwares das centrais telefônicas.

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