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US$ 10,3 bilhões foi quanto faturou o setor de máquinas agrícolas, rodoviárias e de construção em 2012, segundo os dados da Anfavea. Nos últimos dois anos, o setor informa ter investido US$ 630 milhões, mas aposta que poderá aplicar mais dinheiro que isso se um programa de desoneração e incentivos nos moldes do Inovar-Auto sair do papel para beneficiar o segmento.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto­motores (Anfavea) apresentou ao governo hoje uma proposta para um novo programa de incentivos tributários, o Inovar-Máquinas, com foco em veículos agrícolas. O plano é criar um regime de isenção fiscal aos moldes do Inovar-Auto, lançado no ano passado e que prevê isenção de IPI para as montadoras que atinjam metas de eficiência e de conteúdo local. "A ideia é que, quanto mais autopeças, máquinas e equipamentos industriais adquirir no Brasil para modernização da fábrica, você obtém um crédito que possa compensar o pagamento do IPI", afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Moan, após encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fer­nando Pimentel. O novo programa tem como foco as máquinas autopropulsadas, um segmento que inclui veículos como tratores agrícolas, rolos compactadores, máquinas de terraplanagem, entre outros. Segundo Moan, o intuito é promover a "reindustrialização" do setor. Dados da Anfavea e da Abimaq, que representa o setor de bens de capital, mostram que a participação dos importados no segmento cresceu 46% ao ano de 2007 a 2012. Um grupo de trabalho será formado na próxima semana entre técnicos do setor privado e do Mdic para analisar o plano.

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