• Carregando...
O presidente Lula, em plataforma no campo de Tupi: substituição do óleo árabe | Antonio Scorza/AFP
O presidente Lula, em plataforma no campo de Tupi: substituição do óleo árabe| Foto: Antonio Scorza/AFP

O diretor-geral da Agência Nacio­nal do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, confirmou que a agência divulgará hoje o tamanho da reserva de óleo no campo de Libra, que fica na área da camada do pré-sal da Bacia de Santos que ainda não está sob concessão. O campo tem sido explorado pela Petrobras – a estatal foi contratada pela ANP para mensurar o tamanho da reserva.

A estimativa de uma consultoria internacional, feita para a ANP, indicou potencial entre 7,9 bilhões de barris e 16 bilhões de barris de petróleo em Libra – volume superior ao campo de Tupi, cuja reservas estimadas são de 5 bilhões a 8 bilhões de barris.

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.

Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter, Iara e outros. Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Substituição

A Petrobras informou ontem que inicialmente usará o petróleo produzido em Tupi para substituir o óleo importado para a fabricação de lubrificantes. Segundo o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, será possível, em dois anos, deixar de importar 100 mil barris diários de petróleo leve dos países árabes – esse é o volume médio que será produzido até 2012 pela plataforma Angra dos Reis, inaugurada ontem.

"Já iniciamos estudos e testes que precisam ser concluídos, mas, ao que tudo indica, o óleo de Tupi tem as características necessárias para a produção de lubrificantes", disse Costa. O óleo de Tupi será refinado na Reduc, em Duque de Caxias (região metropolitana do Rio de Janeiro), única refinaria apta a produzir lubrificantes do tipo parafinados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]