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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promove nesta quarta-feira, em São Paulo, o leilão de concessão da BR-101 no Espírito Santo, o primeiro de infraestrutura de 2012.

O período de concessão da rodovia será de 25 anos e o trecho terá sete praças de pedágio, com uma tarifa-teto de 0,06237 real por quilômetro. Vence a disputa quem oferecer o maior deságio em relação a esse valor.

O trecho a ser licitado possui 475,9 quilômetros da BR-101 desde o entroncamento com a estadual baiana BA-698 à divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

A BR-101 é próxima ao litoral e seu traçado passa perto do Porto de Vitória, com vocação para commodities e cargas gerais. Além disso, a rodovia passa pela ArcelorMittal Tubarão e por uma fábrica de celulose da Fibria na cidade de Aracruz. Na Bahia, o trecho se encerra no município de Mucuri, onde a Suzano produz celulose.

Segundo a ANTT, a rodovia receberá investimentos de 2,15 bilhões de reais em obras, sendo que a metade de sua extensão será duplicada até o sexto ano da concessão e a outra metade até o décimo ano. Além disso, deverão ser aplicados mais 1,7 bilhão de reais em custos com operação.

CCR, OHL Brasil e Triunfo Participações estão entre as empresas que entregaram a documentação para disputar o trecho capixaba da BR-101, nas segunda-feira. Além delas, pelo menos outros três grupos teriam apresentado propostas.

Manifestaram interesse pela estrada a Ecorodovias e a Isolux, está última em provável parceria com a Engevix. Além disso, um consórcio local, formado pelos sócios da Concessionária Rodosol, o Grupo Águia Branca (sócio da Trip Linhas Aéreas) e a Contek Engenharia deve participar da disputa.

A Invepar disse que "tem interesse e está estudando o assunto". A OHL Brasil, por sua vez, afirmou que a decisão de entrar ou não na disputa leva em conta fatores como o plano de expansão da empresa, disponibilidade de crédito e expectativa de retorno para seus acionistas.

A ANTT informou no final da tarde da terça-feira que foram aceitas as garantias de todas as empresas que apresentaram propostas para o leilão de concessão do trecho capixaba da BR-101, mas não informou quais foram as empresas.

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