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O fundador, Mark Zuckerberg: número de usuários jovens está diminuindo nos EUA | Brian Solis / CreativeCommons
O fundador, Mark Zuckerberg: número de usuários jovens está diminuindo nos EUA| Foto: Brian Solis / CreativeCommons

A rede social mais popular do mundo pode estar com os dias contados. Especialistas apontam que, após completar dez anos de existência, o prazo de validade do Facebook dependerá do engajamento dos usuários. Os indícios de queda de interesse estariam em dados que mostram que o número de jovens nos Estados Unidos que acessam a rede é cada vez menor.

De acordo com pesquisa da consultoria iStrategy, nos últimos três anos o serviço perdeu mais de 6,7 milhões de jovens com idades entre 13 e 24 anos nos EUA. A queda mais significativa foi entre os que têm entre 13 e 17 anos (-25,3%). Em contrapartida, o número de usuários mais velhos que acessam a rede aumentou. A faixa etária entre 25 e 34 anos representou o maior aumento (32%).

Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook Brasil, garante que o número de jovens conectados no país só aumenta. "Globalmente, o Facebook apresenta uma estabilidade nos números entre os mais jovens. No Brasil, a faixa etária entre 15 e 24 anos é a que mais cresce em número de usuários. Em dezembro de 2012, eram 4,3 milhões de jovens conectados ao Facebook no Brasil através do computador. E esse número foi para 9,4 milhões em dezembro do ano passado", diz.

Para se manter no topo, o segredo está na mobilidade. "A meta é conectar à internet todas as pessoas que tenham um celular. Tornar acessível o aplicativo do Facebook até para aparelhos mais simples, através de parcerias com operadoras, por exemplo", avalia.

Para Marcos Hiller, coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios, o diferencial do Facebook está na área comercial. "O grande mérito é que ele já foi idealizado com olhar mais mercantil, ao contrário do Orkut, por exemplo. A empresa é uma potência na área de publicidade", destaca.

E-commerce

Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor, considera que a rede precisa encontrar o caminho para se manter lucrativa e, assim, continuar em alta. "Em pouco tempo, o Facebook deve apresentar mudanças para aumentar a lucratividade. Integração com plataformas de e-commerce é uma das possibilidades. O sonho deles é ser o ID do usuário na internet", avalia.

Fátima acredita que o maior desafio da rede será criar formas para tornar-se o meio de pagamento na internet. "Menos de 30% dos usuários colocam o telefone na rede, imagina o número do cartão de crédito", pondera.

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