• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

O Centro Europeu chega aos 20 anos de atividades com mais de 30 mil alunos formados nas quatro sedes de Curitiba, além de Maringá, Ponta Grossa e Joinville (SC). Agora, o desafio são outras capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. É nesta última, disse o presidente Carlos Sandrini (foto) à repórter Fabiane Ziolla Menezes, que os negócios estão mais avançados. A seguir ele fala sobre os planos da instituição e relembra o pioneirismo em treinamento nas áreas de hotelaria, gastronomia e turismo.

Como o Centro Europeu começou?

Nascemos com a intenção de oferecer cursos de alto nível que fossem mais próximos da realidade do mercado do que as próprias faculdades naquele momento. Nossa ideia não era substituir o ensino superior, mas complementá-lo. Abrimos o primeiro curso de hotelaria do Paraná, e o mesmo ocorreu com os de design de moda e turismo, formando ainda agentes de viagens, e chefes de cozinha.

Quantos alunos são atendidos?

Ao todo, são cerca de 5 mil alunos, entre os cursos de profissões e idiomas, mas mais de 30 mil já passaram pela instituição. Com a Copa do Mundo de 2014 em vista e a Olimpíada no Rio em 2016, a procura tem aumentado bastante.

Mas é uma procura individual e de investimento direto das empresas na capacitação de seus funcionários?

É 70% individual e 30% das empresas. Vale destacar, apenas, que há seis meses as empresas representavam apenas 10%. Tem gente contratando pacotes fechados de treinamento conosco, realmente se preparando para os eventos esportivos, principalmente nas áreas de hotelaria, restaurantes e eventos.

Há planos de novos cursos para atender a Copa e a Olimpíada?

No ano passado lançamos o Instituto de Inteligência Desportiva, com 15 cursos ligados ao setor, como marketing desportivo. A ideia é continuar com o projeto neste ano, abrindo novas turmas.

Fora a Copa, o que há de novo?

Criamos recentemente o Núcleo de Especializações, com mais de 100 cursos de aperfeiçoamento em áreas valorizadas no mercado corporativo, entre elas jurídico, RH, contábil e comércio exterior. São cursos de 16 a 80 horas/aula, para atualização e aperfeiçoamento. Além disso, estamos pensando na expansão para outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. É nesta última que os negócios estão mais avançados.

- - - - - -

Clube de negócios

O World Trade Center Business Club de Curitiba acaba de definir seus associados. A lista inclui empresas influentes como Hotéis Bourbon, Madeplast, Radiante Tecnologia, Grupo OM, Marins Bertoldi e Associados, Gaia, Silva, Gaede e Associados, Intertechne, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Grupo Serra Verde Express, Via +, GVT, Digital SK, Ascensus, Bematech, Teakventures do Brasil, AGF Participações – Gulin, De Bernt Entschev, Hasson Associados, National Western e Grupo Fesp.

O capítulo local do clube de negócios fundado pela família Rockefeller em Nova York, nos anos 60, também reúne órgãos do governo e entidades de fomento empresarial, entre elas, Fundação Getulio Vargas (FGV), Sebrae, Federação das Indústrias, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Antonina e a Finlândia

Empresários finlandeses consideram a possibilidade de instalar um polo de construção naval no Porto de Antonina, afinado com a exploração do petróleo do pré-sal, conforme parceria liderada pela Associação Comercial do Paraná. Segundo o cônsul da Finlândia no Paraná, Carlos Eduardo Guimarães, o projeto deve ser levado ao governador Beto Richa até o fim do ano. A cidade de Turku, onde esteve, é referência em tecnologia e indústria naval, e um dos maiores centros geradores de empregos do país.

Três golpistas

Dito assim, com base estatística, o dado é chocante: de cada cem consumidores brasileiros, sete são inadimplentes, e, dentre estes, três são golpistas. Só quatro deixam de pagar por problemas como perda de emprego, emergências familiares ou problemas de saúde. É o que diz estudo da ProScore, empresa de informação e análise de crédito.

Tombini diz que vem

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (Ibef-PR) está contando com a presença do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em Curitiba, para a palestra de abertura do 22.º Congresso Nacional de Executivos de Finanças. O Conef está marcado para 29 e 30 de setembro. Mais informações em www.ibefpr.com.br/conef2011.

For export

Alunos da FAE, sob supervisão de professores, participam neste semestre do projeto Primeira Exportação, acompanhando pequenas e médias empresas que desejam partir para o mercado externo. A coordenação nacional do projeto é da Secretaria de Comércio Exterior. Serão capacitados os estudantes do curso de Negócios Internacionais.

Artes manuais

Apreciadores de artes manuais de nomes exóticos e popularidade em alta, como scrapbooking, patchwork e folk art, vão lavar a alma nesta semana com a 1.ª Quilt e Craft Show de Curitiba, feira que inclui exposições, cursos, workshops e aulas demonstrativas. Dez mil pessoas são esperadas na ExpoUnimed.

Peão de ouro

Um casal empenhado em entrar no clima da Festa do Peão de Barretos, que termina hoje no interior de São Paulo, gasta com facilidade quase R$ 130 mil num traje completo, com duas jaquetas e dois pares de botas, feitos com couro de cobra píton. Tem até ouro no enxoval feito por um empresário de Ipiguá, Olívio Martins. Ele está no encapamento dos saltos das botas e no fio de costura dos casacos. O luxo aparece ainda em outro detalhe: o fabricante garante certificação do Ibama para o produto.

Menos custo

Os cursos que preparam profissionais de acordo com a necessidade de cada empresa são capazes de reduzir em até 70% os custos corporativos nos processos de contratação, além de diminuir a rotatividade da mão de obra. Esses resultados vêm sendo obtidos pela Escola Próximo Passo, segundo seu diretor, Rodrigo Barros Leal. A estratégia, diz ele, é incorporar os valores de cada empresa, facilitando a adaptação dos funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]