• Carregando...
Entre 532 mil aplicativos averiguados por empresa de segurança, 29% se tratavam de malwares, enquanto outros 30% eram adwares | Divulgação
Entre 532 mil aplicativos averiguados por empresa de segurança, 29% se tratavam de malwares, enquanto outros 30% eram adwares| Foto: Divulgação

Tem um celular Android nas mãos? É bom ter cuidado. Como em qualquer loja virtual de aplicativos, a dica sempre é baixar apps de fontes confiáveis porque há grandes chances de o app ser malicioso e danificar seu celular, monitorar seus dados ou inundá-lo de propaganda.

Segundo a empresa especializada em segurança Trend Micro, esse é o caso de três a cada cincos aplicativos para celulares Android - da Google Play ou não.

No mês de outubro, a companhia contabilizou mais de 532 mil novas "amostras". Dos aplicativos averiguados, 29% se tratavam de malwares, enquanto outros 30% eram adwares - que inserem elementos de rastreamento de dados e exibe publicidade de terceiros.

Dessa mostra, apenas 41% deles foram considerados seguros pela avaliação.

A maior razão disso talvez seja a expansão das lojas terceirizadas, como são chamadas as lojas virtuais de apps paralelas à oficial do Google.

Segundo a Trend Micro, o número de downloads de apps de fontes desconhecidas somam 4,17 milhões, enquanto na Google Play esse número é de 2,58 milhões.

São conhecidas lojas terceirizadas do Google a Getjar, Appbrain, SlideME, MobiHand, Appsfire e Aproov.

Apesar de também ser uma prática possível em celulares iOS - após jailbreak -, a instalação de aplicativos de terceiros é muito comum em celulares Android, devido, principalmente, à possibilidade de se mover arquivos de instalação (.apk) para o aparelho e executá-los de lá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]