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Agência do BB em Curitiba: meta é aumentar fatia no financiamento imobiliário | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Agência do BB em Curitiba: meta é aumentar fatia no financiamento imobiliário| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

informática

Governo turbina lucro da Positivo

A fabricante de computadores Positivo Informática registrou lucro líquido de R$ 30,2 milhões no segundo trimestre deste ano, o que representou um aumento de 148,5% em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, os ganhos chegaram a R$ 68 milhões, alta de 229% na mesma base de comparação. A receita líquida da empresa somou R$ 591,5 milhões entre abril e junho deste ano, um crescimento de 14,6% em relação ao segundo trimestre de 2009.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 54,8 milhões no segundo trimestre, o que representa uma elevação de 45,4% na comparação com igual período de 2009.

Boa parte do resultado se deveu às encomendas do governo – em especial as do Ministério da Educação –, que representaram 32,5% das receitas da empresa no trimestre. O governo comprou cerca de 128 mil dos 479 mil computadores vendidos no primeiro trimestre. As vendas totais cresceram 8,3% entre abril e junho na comparação com o mesmo período do ano passado.

Maior instituição financeira brasileira, o Banco do Brasil (BB) apostou no aquecimento da economia, reduziu a inadimplência e elevou seus ganhos no primeiro semestre. O banco, que atuou como indutor do destravamento do crédito ainda em 2009, conseguiu manter sua posição de liderança e crescer no crédito em ritmo superior a Itaú Unibanco e Bradesco.

No BB, a carteira de empréstimos chegou em inéditos R$ 326,5 bilhões em junho – 29,3% mais do que em junho do ano passado. No Bradesco e no Itaú, as carteiras atingiram R$ 263,5 bilhões e R$ 208,6 bilhões – salto de 12,4% e 16,3%.

O banco encerrou a safra de resultados das instituições financeiras com lucro de R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre (alta de 26,5% em relação a 2009), atrás de Itaú Unibanco e à frente de Bradesco, que lucraram R$ 6,4 bilhões e R$ 4,5 bilhões, respectivamente.

Por outro lado, o BB abriu espaço sobre a concorrência como instituição de maior rentabilidade patrimonial, indicador de retorno ao acionista, de 28,7% – Bradesco teve rentabilidade de 23,2% e Itaú, de 20,4%, segundo a consultoria Austin Rating.

O presidente do BB, Aldemir Bendine, afirma que a instituição sentiu um acirramento da concorrência, mas manteve uma participação de mercado de 20,1% no crédito ganha à época da crise – em junho de 2009, a participação era de 18,8%. "De fato, aconteceu esse acirramento, mas a gente comemora o fato de que mantivemos nossa participação de mercado. Se a gente conseguir manter isso até o fim do ano, já vai ser uma grande vitória", disse.

O BB planeja investir pesado no financiamento de imóveis. O banco tem como meta se tornar o terceiro maior financiador da casa própria em três anos, atrás de Caixa Econômica Federal e de Itaú Unibanco. Segundo Paulo Caffarelli, vice-presidente de va­­rejo, a ideia é elevar a carteira de R$ 2,1 bilhões para R$ 3 bilhões até o final deste ano.

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