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A Administração dos Portos de Paranaguá (Appa) promoveu licitação para escolha de empresa prestadora de serviços de batimetria, um serviço fundamental no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos paranaenses. Sem qualquer divulgação na imprensa, o edital foi lançado em abril com o valor de R$ 79,9 mil e a apresentação de propostas ocorreu em 9 de maio. De acordo com a assessoria de imprensa da Appa, já foi escolhida a empresa que fará a batimetria, mas como o nome dela não foi homologado, não pôde ser divulgado.

A batimetria é um passo necessário para a realização de dragagem, que permite aumentar o calado (a profundidade) do canal e com isso receber navios de capacidade maior. De acordo com a Appa, ainda não há previsão para realização da dragagem. A falta do aprofundamento dos canais é crônica nos portos brasileiros, de acordo com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Ele é relator do processo no qual o TCU questiona a Appa pela falta de batimetria e dragagem, entre outras alegações de irregularidades.

O Canal da Galheta está sem dragagem regular desde julho de 2005. No ano passado, a Appa chegou a contratar a empresa Somar, arrendatária da draga Lelystad, para uma dragagem emergencial, mas a Capitania dos Portos não autorizou o serviço, alegando que o projeto apresentado não previa a retificação do canal, apenas o aprofundamento.

O superintendente da Appa, Eduardo Requião, tem manifestado o desejo de criar uma companhia própria de dragagem. Mas para isso seria preciso uma mudança no regime administrativo do porto, que como autarquia não tem essa prerrogativa. Outra opção, discutida com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, é para uma concorrência pública internacional para escolha de uma empresa de dragagem.

De acordo com um especialista da área, o serviço de batimetria é essencial em um porto, independente da dragagem. O procedimento permite verificar as profundidades existentes, determinar calados para as diferentes seções, e controlar o transporte de sedimentos e assoreamentos. A batimetria também é fundamental para a segurança da navegação. Os portos do Paraná não têm registrado problemas porque a praticagem, responsável pelas manobras dos navios nos portos, estaria fazendo batimetrias próprias, de acordo com o especialista. "O canal provavelmente está todo assoreado. A batimetria deve ser um serviço de rotina, mas se ela for feita para em seguida ser realizada a dragagem, devemos comemorar", declarou o especialista.

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