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| Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Durante julgamento de patentes contra a Samsung, a Apple apresentou uma pesquisa apontando que os entrevistados confundem os tablets das duas empresas. O objetivo é provar que a companhia coreana copiou o iPad.

Os advogados de defesa da Samsung criticaram a pesquisa por ter mostrado aos consumidores apenas vídeos dos tablets, sem que eles pudessem segurar os aparelhos e notar diferenças, como o logo das firmas.Segundo a testemunha da Apple, um especialista contratado para fazer pesquisas de mercado, um terço dos entrevistados viu vídeos dos tablets da Samsung e pensou que era um iPad, enquanto 24% confundiram o Nook, da Barnes & Noble, com o iPad.

A Apple já gastou mais de R$ 500 mil (US$ 355 mil ou R$ 710 mil) em quatro experts independentes para dar seus testemunhos no processo, que começou a ser julgado na semana passada em San Jose (Califórnia), A fabricante do iPad pede US$ 2,5 bilhões em danos.

O mais bem pago até agora foi o cientista da computação Ravin Balakrishnan, que recebeu US$ 150 mil. Em anos recentes, ele foi consultor da Apple em outros nove casos de patentes e já embolsou o total de US$ 500 mil.

O júri também ouviu a especialista em design Susan Kare, conhecida por ter criado diversos ícones e fontes para o Macintosh original, nos anos 80. Ela comparou ícones do iPhone com vários modelos de celulares da Samsung. "São substancialmente os mesmos", ela disse, comentando sobre os desenhos, formato quadrado e cores.

Kare ainda disse que ela própria confundiu os aparelhos quando foi ao tribunal se preparar para dar seu testemunho. "Além da minha análise formal, tenho a experiência própria de ter me confundido."

O advogado de defesa rebateu mostrando ao júri um celular da Samsung sendo ligado e apresentando o logo da empresa e o nome do sistema operacional Droid, antes de chegar à grade de aplicativos, para provar que dificilmente alguém compraria um SamsuNg pensando ser Apple.

O diretor de estratégia da Samsung, Justin Denison, foi uma das testemunhas desta semana e reforçou a tese de que os consumidores não são enganados, já que eles passam em média seis semanas estudando qual aparelho comprar, de acordo com suas pesquisas.

Ontem, documentos do julgamento divulgados a jornalistas trouxeram números de vendas considerados confidenciais por ambas as empresas. Desde 2010, nos EUA, a Samsung vendeu 1,4 milhão de tablets, enquanto a Apple vendeu 34 milhões de iPads, que geraram à companhia uma receita de US$ 19 bilhões.

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