• Carregando...
Loja-modelo da Abad ensina o comerciante a aproveitar melhor os espaços | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
Loja-modelo da Abad ensina o comerciante a aproveitar melhor os espaços| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo

A Associação Brasileira dos Ata­cadistas Distribuidores (Abad) apresentou ontem em Pinhais, na Grande Curitiba, duas ferramentas para fortalecer o microcomércio varejista e, consequentemente, o próprio mercado atacadista. Uma delas é o Programa Varejo Com­­petitivo, desenvolvido para auxiliar os pequenos comerciantes a organizar melhor suas lojas e aumentar o potencial de vendas. E, para os atacadistas – responsáveis pela distribuição de 52% da distribuição de produtos no Brasil –, a Serasa Experian lançou o Score Atacadista, um cadastro de inadimplência dos varejistas a ser consultado pelos distribuidores. As duas apresentações ocorreram durante a 30.ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, que ocorre até quinta-feira no Expo­trade Pinhais.

O Programa Varejo Compe­titivo foi criado pela Abad em 2007, mas será expandido a partir deste segundo semestre com a oferta de cursos on-line. Ele busca ensinar o varejista a detectar as melhores formas de expor os itens, decorar o estabelecimento comercial e atender ao consumidor. "As grandes redes de supermercado estão abrindo franquias de pequenas lojas locais, tentando abocanhar o comércio baseado no atendimento personalizado e na proximidade com a residência do consumidor", ressalta Walter de Sousa, coordenador do Comitê de Varejo da Abad. Na convenção, a Abad montou uma loja-modelo de 140 metros quadrados que exemplifica as melhores formas de organização do espaço.

Com os cursos de capacitação, os atacadistas esperam oferecer conhecimento para que as mercearias – os principais clientes dos distribuidores – continuem competitivas. "São técnicas para valorizar o ambiente e deixá-lo mais agradável para o cliente", afirma Sousa. "Ensinamos o varejista a agrupar os produtos que se relacionam; a expor escova, pasta e fio dental na mesma prateleira. E também orientamos sobre qual é o tipo de produto que atende ao público-alvo do estabelecimento dele", explica o coordenador.

Cadastro

Além da orientação ao varejista, os atacadistas têm à disposição desde ontem um cadastro com informações sobre inadimplência das lojas. Com isso, os distribuidores esperam ter condições de fornecer mais crédito à rede varejista e, ao mesmo tempo, diminuir a possibilidade de calote. "O índice de inadimplência dos varejistas costuma ser baixo, mas com as informações do cadastro é possível avaliar, dentro da carteira do atacadista, quais são os clientes para quem a concessão de crédito é mais segura", afirma Laércio de Oliveira Pinto, presidente da unidade de negócios de Crédito da Serasa Expe­rian.

Oliveira afirma que o banco de dados, semelhante ao cadastro de consumidores do Serasa, não invade a privacidade dos negócios da rede varejista. "O Score Atacadista não detalha os valores envolvidos nas transações. Os atacadistas já trocavam informações entre si, mas agora os varejistas vão poder desfrutar do histórico positivo que construíram conosco", ressalta.

Serviço

30ª Convenção dos Atacadistas Distribuidores (Abad 2010): no Expotrade Pinhais (Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454), até quinta-feira, das 15h30 às 22h30. Preço: R$ 100 (associados Abad) e R$ 150 (não associados Abad). Informações: (41) 3225-2526 e www.abad2010curitiba.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]