• Carregando...

Milhares de sites turísticos italianos foram infectados por um software que silenciosamente ganha o controle dos computadores que os visitam, para procurar dados financeiros confidenciais, informou nesta segunda-feira (18) uma empresa de segurança de computadores.

A Trend Micro afirmou ter detectado mais de 4.500 sites de viagem na Itália que foram infectados por um esquema no qual os dados dos computadores dos visitantes na internet tinham os dados roubados e enviados a um servidor localizado em Chicago, disse David Perry, porta-voz da companhia com sede no Japão.

Esse é o mais amplo ataque da história no qual um software prejudicial foi espalhado por meio de sites infectados, afirmou Perry.

O programa secretamente instala um trojan, que assume o controle de um computador, gravando informações ali colocadas - incluindo números de cartão de crédito e outros dados pessoais buscados por criminosos. Os sites comprometidos foram principalmente aqueles de estabelecimentos pequenos.

Os usuários da Internet apenas ficam vulneráveis ao ataque se estiverem com versões desatualizadas dos navegadores, como o Internet Explorer, da Microsoft.

Os programadores que iniciaram o ataque podem controlar o software à distância, reprogramando-o para enviar as informações para outro lugar ou desempenhar tarefas adicionais.

Perry declarou que não está claro quem são os criminosos virtuais, o motivo de eles terem como alvo os sites de turismo na Itália, um dos mais populares destinos turísticos do mundo, ou quantos computadores foram infectados pelo software.

O ataque, que a Trend Micro detectou pela primeira vez na última sexta-feira (15), foi arquitetado com softwares vendidos na Rússia, os quais custam cerca de US$ 700, segundo Perry.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]