• Carregando...

O crescimento da economia da China deve se acelerar no ano novo, depois de o setor industrial registrar no mês de dezembro seu maior nível em 20 meses, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (1º).

O levantamento também mostrou que os custos de insumos como trabalho, matérias-primas e capital atingiram a máxima em 17 meses na China, o que pode ter um impacto sobre a inflação do país.

O índice oficial dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) subiu a 56,6 em dezembro, ante 55,2 em novembro, informou a Federação de Logística e Compras da China. Foi o décimo mês consecutivo de expansão do indicador.

"Esperamos que as condições para um forte crescimento econômico continuem em 2010, com as principais fontes para esse avanço vindo de uma melhora geral no consumo privado [...] e de uma sólida recuperação das exportações", diz Jing Ulrich, chefe de operações do JP Morgan em Hong Kong.

Países vizinhos

A demanda chinesa tem dado impulso à economia de muitos países vizinhos na Ásia desde o ano passado, uma vez que os tradicionais mercados ocidentais permanecem fracos.

A Coreia do Sul, quarta maior economia asiática, informou nesta sexta-feira que suas exportações à China entre 1º e 20 de dezembro saltaram 74,4%, para US$ 54,23 bilhões, ao passo que as exportações aos Estados Unidos no mesmo período cresceram apenas 8,7%, para US$ 19,04 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]