Consumidores madrugaram para comprar produtos com descontos de até 70%| Foto:

Experiência

O saldão e as lições de economia

A princípio, ter de acordar pouco an­­­tes das 5 horas da madrugada para cobrir uma pauta não é algo que deixa um jornalista pulando de alegria. Mas a experiência de acompanhar de perto um destes "saldões" revelou-se uma verdadeira lição de economia.

A fila, que começou a se formar com até um dia de antecedência, reflete aquilo que os especialistas chamam de "índice de confiança do consumidor". Na prática, este é um número que só sobe quando alguém, como a microempresária Renate Ludwig, se dispõe a gastar para comprar um computador, uma cabeceira de cama e um televisor. Tevê e computador que simbolizam um outro fenômeno recente: a distribuição de renda e a ascensão das classes sociais. Antes sinônimo de luxo e sofisticação, a "tevê de tela grande" agora também faz parte da sala de estar da casa de trabalhadores comuns.

Outro conceito que fica evidente é a livre concorrência e seus benefícios. O saldão, antes exclusividade do Magazine Luiza, foi adotado por diversas redes. Com mais lojas brigando pelos clientes, cada uma é obrigada a inovar para conquistar o consumidor. Para quem compra, isso significa preços mais baixos, facilidades no pagamento, entrega em domicílio e até cafezinho e pipoca para quem ficou na fila.

E, quando a economia vai bem, é fácil perceber o fenômeno da geração de empregos. Se as pessoas compram, é preciso contratar vendedores para oferecer os produtos aos clientes. Indo mais além, é possível pensar nos trabalhadores da indústria contratados para produzir esses bens de consumo, ou em quem os transportou, sobrando até mesmo para a economia informal. É o caso do vendedor de cachorro-quente que virou a noite em frente à loja.

E por último, uma lição pessoal: pude exercitar os conceitos de poupança e investimento. Isso porque, para economizar dinheiro para o casamento, marcado para o dia 08/01/2011 – daqui a exatamente um ano –, saí de uma loja com milhares de itens em promoção sem levar para casa uma mísera panela de pressão!

Alexandre Costa Nascimento, repórter

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Cafezinho, pipoca e, para a hora do aperto, banheiros químicos. Essa infraestrutura toda oferecida aos consumidores, junto com a maior concorrência entre as redes varejistas, marca a evolução das megaliquidações de janeiro realizadas ontem em centenas de lojas de todo o país. A maior oferta de saldões teve como consequência positiva menos confusão, principalmente no Magazine Luiza, que até há pouco tempo era a única rede a promover tais ofertas. Ainda assim, não foi inevitável o esgotamento rápido de alguns produtos – como a "tevê de plasma de tela grande", sonho de consumo da maioria dos clientes que aguardavam na fila durante a madrugada de quinta para sexta.Antes da abertura das portas, às 6 horas de ontem, a fila já dobrava a esquina em uma das lojas da Magazine Luiza, no centro de Curitiba. Coube a quem chegou com muita antecedência e passou horas na fila o privilégio de entrar na loja e escolher os melhores produtos do mostruário, garantindo também os maiores descontos. Os primeiros a receberem a faixa vermelha de "vendido" foram os produtos eletroeletrônicos – em especial, os cobiçados televisores "com tela grande".

SonhosA comerciante Meire Becker, que entrou na fila às 3 horas, conseguiu realizar o seu sonho de consumo. Levou para casa um televisor de LCD, além de um home theater e uma estante para os novos aparelhos. "Valeu o sacrifício. Com o preço normal da tevê – R$ 2,7 mil – estou levando tudo isso", comemorou.

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O primeiro cliente da fila, Agnaldo Pereira da Silva, conforme havia planejado, conseguiu comprar o carrinho de bebê e o berço para sua primeira filha, que deve nascer em março. Por ter encabeçado a fila desde às 8 horas de quinta-feira, além do preço promocional das etiquetas, Agnaldo conseguiu negociar diretamente com o gerente da loja mais um desconto especial. Com o que economizou, ele aproveitou para levar um cercadinho e uma panela de pressão.

Segundo o gerente-regional da rede Magazine Luiza, Ricardo Jordão, esta é uma das datas mais especiais no calendário da empresa. "Tem cliente que economiza o ano todo para poder aproveitar essas ofertas", garante ele, que está na rede desde a primeira edição da liquidação realizada no ano de 1993. Em 2010, a rede aumentou em 7% o faturamento da liquidação, para R$ 75 milhões.

Preço psicológico

A microempresária Decélia de Lima Paiva, uma das primeiras da fila, madrugou junto com seu marido para comprar um climatizador de ambientes. Mesmo após garantir duas unidades do produto pelo preço de R$ 279 cada, ela demonstrou certo desapontamento com o que considerou uma "manipulação" nos preços. "Um dia antes da promoção eu estive aqui na loja e o preço era de R$ 399, mas agora eles dizem que custava R$ 499. Isso faz a gente acreditar que está ganhando um desconto maior do que o que está sendo realmente dado", afirma. Mesmo assim, Decélia também acabou levando mais dois ventiladores de teto, um liquidificador e duas panelas de pressão.

Já o corretor Marcelo de Becel, que acordou cedo para tentar comprar um colchão, voltou para casa frustrado. Segundo ele, o preço do produto estava no mesmo patamar das outras lojas em dias normais: em torno de R$ 500. Para não perder a viagem, ele garantiu duas panelas de pressão, uma espécie de prêmio de consolação, ao custo de R$ 8 cada.

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