• Carregando...
Tela da área de extras do Skype: secretária eletrônica grátis | Divulgação
Tela da área de extras do Skype: secretária eletrônica grátis| Foto: Divulgação

Plug-ins

Secretária eletrônica

Se você costuma deixar o Skype ligado o dia todo, mas não está sempre ao lado do computador para receber chamadas, pode colocar uma secretária eletrônica. O programa oferece o Skype Voicemail, mas cobra pelo extra. Mas há um plug-in – pequeno programa que funciona dentro do Skype – que oferece um correio de voz gratuito. Vá em Ferramentas/Extras/Adquirir Extras e faça uma busca por "answering machine". Na área de extras, aliás, há outras aplicações que podem ser muito úteis. Um deles é o SkypeSync, que importa os números de telefone gravados na agenda do Outlook, do Gmail, do Yahoo ou do seu celular. Custa 12 euros (cerca de R$ 36), mas a versão de testes gratuita já importa 15 contatos.

São Paulo - Ao contrário da maioria dos serviços online, cujas atualizações apostam na velocidade crescente da banda larga, a versão 4.0 do Skype conseguiu melhorar a qualidade de suas chamadas de voz e vídeo sem exigir altas velocidades de conexão.

Lançada na semana passada, após dois anos de desenvolvimento, é a atualização que trouxe mais novidades ao famoso programa de telefonia via internet, usado por mais de 405 milhões de pessoas no mundo.

O novo Skype, que pode ser baixado gratuitamente (www.skype.com), melhorou a forma de compressão de áudio com um novo codec proprietário chamado SILK, que reduz em 50% a necessidade de velocidade (banda). Além disso, as chamadas de áudio e vídeo têm menos perda de qualidade com as oscilações da rede graças ao constante ajuste da transmissão de áudio e vídeo às condições da conexão.

"Não queríamos que o programa consumisse mais banda para não afetar usuários que não têm internet rápida. Muitos usam o Skype por conexões discadas", disse Mike Bartlett, diretor de estratégia de produto do Skype.

As novidades fazem diferença na prática. Após baixar a nova versão, é fácil fazer ligações para usuários que também haviam atualizado o software e para outros, que usavam o anterior. Com o Skype 4.0 nas duas pontas da conversa, a acústica das vozes foi claramente melhor e não houve cortes no áudio.

As chamadas de vídeo se mostraram mais estáveis e consumiram menos banda, a ponto de ser possível conversar e ver o interlocutor mesmo com uma conexão discada, embora com baixa qualidade de imagem.

Já chamadas de vídeo de alta qualidade, que já podiam ser feitas desde a versão 3.8, também exigiram menos da conexão. Mesmo usando uma banda larga de 1 megabit por segundo, considerada básica, o programa transmitiu vídeo de alta qualidade.

O problema é que, para realizar ligações de vídeo com boa resolução, é necessário ter um computador com processador dual-core e uma webcam poderosa. Segundo o Skype, a única câmera à venda no Brasil compatível com a chamada de alta definição é a QuickCam Pro 9000 da Logitech, que custa por volta de R$ 600.

Segundo Barlett, o novo visual da versão 4.0 resultou de uma reestruturação completa do programa. "Demos um passo atrás para entender como as pessoas se comunicam online atualmente. Era como se nunca tivéssemos visto as versões anteriores e precisássemos recriar o Skype do início."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]