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São Paulo (AE) – O apelo de produto saudável, livre de agrotóxicos, abriu espaço para o aumento das vendas de orgânicos nos supermercados. Grandes redes, como o Carrefour, registraram nos últimos dois anos um crescimento anual em torno de 30% dos produtos cultivados sem agrotóxicos. No Pão de Açúcar, as vendas triplicaram em quatro anos.

Nas próximas duas semanas, o Carrefour começa a testar em quatro lojas uma área especial só para orgânicos. Eles serão concentrados em uma única gôndola, com mais de 150 itens, decoração diferenciada e degustação de produtos. Se der certo, a novidade será ampliada para a rede."Dependendo da loja, as vendas de frutas, verduras e legumes orgânicos já representam de 7% a 10% do faturamento da categoria", diz o diretor de agronegócios do Carrefour, Arnaldo Eijsink. No concorrente Wal-Mart, as vendas dos mesmos produtos correspondem a 8% da categoria.

Base baixa

As empresas, no entanto, ressalvam que o crescimento das vendas ocorre sobre uma base de consumo ainda baixa e admitem que o preço até 100% mais alto em relação ao produto convencional influencia na decisão de compra do consumidor.

A falta de conhecimento é outro problema. "O consumidor desinformado vê um pé de alface pequeno e mais caro e desiste da compra. Não sabe que o produto pode ser menor, mas é mais saboroso e saudável", compara Miguel Stella, responsável por um estande de orgânicos na feira anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em setembro. É a primeira vez que a Abras destina um espaço especial para orgânicos em sua feira.

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