A venda de carros novos nos primeiros dias de janeiro já é 9,2% maior do que no mesmo período em dezembro.
A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida às montadoras deu fôlego a um dos setores mais atingidos pela crise mundial, com o freio na venda de automóveis e demissões nas fábricas.
Uma outra medida, tomada em Brasília nesta semana, contribuiu pra injetar mais ânimo nos vendedores e nos consumidores. A redução da taxa básica de juros de um ponto percentual já influencia o custo das parcelas para quem optou pelo financiamento do carro novo.
"Recebi a tabela nova dos bancos e, em cada R$ 10 mil financiados em 24 meses tem uma redução de R$ 30 em cada parcela. É 0,3%, é considerável", diz Marcos Menelau, gerente de vendas de uma concessionária.
Na concessionária onde trabalha a gerente de vendas Ana Maria Junqueira, o carro popular, com isenção do IPI, sai com desconto de R$ 1,7 mil em média.
"Em novembro vendíamos uma média de cinco carros por dia. Hoje, vendemos uma média de 15 a 20 carros por dia", calcula.
À procura de um carro novo, o representante comerical Luciano Teixeira tinha uma estratégia: negociar o carro usado como entrada para levar o veículo 0km. "Se fizerem uma boa oferta aqui, talvez saia negócio", disse.
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