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A fabricante americana de cosméticos Avon revelou nesta terça-feira (12) que seu prejuízo líquido se intensificou no quarto trimestre do ano passado, para US$ 162,2 milhões. No mesmo período de 2011, o resultado havia sido negativo em US$ 400 mil.

Entre os motivos da piora no balanço, está a redução de 1% na receita líquida durante os três meses, na mesma comparação. O faturamento chegou a US$ 2,99 bilhões e foi afetado principalmente pelo fraco desempenho da companhia, que atua por meio de vendas diretas, na América do Norte.

Entre outubro e dezembro, a Avon obteve um prejuízo operacional de US$ 201,4 milhões em território norte-americano, 17% a mais em perdas do que no quarto trimestre do ano anterior.

Junto com Ásia e Pacífico, foram os únicos grupos que apresentaram quedas na receita durante o período. A América Latina, por outro lado, registrou o melhor desempenho dentre as regiões.

O faturamento subiu 2%, para US$ 1,33 bilhão, e o resultado operacional foi positivo em US$ 136 milhões, uma melhora de 6% em 12 meses. México e Venezuela sustentaram a alta, mas as receitas no Brasil caíram 3%, por conta do efeito cambial.

Considerando todas as regiões, os custos de vendas aumentaram para a Avon em 1,9%, para US$ 1,2 bilhão. Já as despesas gerais e administrativas recuaram 0,7% e ficaram em US$ 1,57 bilhão, levando o lucro operacional para US$ 10,7 milhões, 17,1% a menos em bases anuais.

Um resultado financeiro pior, negativo em US$ 22,9 milhões, contra US$ 20,2 milhões negativos 12 meses antes, também ajudou com o prejuízo final do grupo. Além disso, de outubro a dezembro de 2011 a Avon havia registrado benefícios fiscais em US$ 17,6 milhões, sendo que no mesmo período de 2012 houve cobrança de impostos em US$ 170,3 milhões.

Sobre os impactos da desvalorização do bolívar, moeda da Venezuela, sobre o balanço, a companhia estima que perdas de US$ 50 milhões, aproximadamente, serão apresentadas para o primeiro trimestre deste ano.

No acumulado de 2012, o prejuízo líquido da Avon chegou a US$ 42,5 milhões, após o grupo apresentar lucro de US$ 513,6 milhões em 2011. A receita líquida, por sua vez, caiu 5% no período, para US$ 10,72 bilhões.

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