O Banco Panamericano, que teve seu controle comprado pelo BTG Pactual , anunciou nesta quarta-feira (16) prejuízo líquido de 133,617 milhões de reais em dezembro do ano passado.

CARREGANDO :)

O banco que pertencia a Silvio Santos, dono do SBT, protagonizou uma fraude contábil revelada em novembro do ano passado.

No total, o rombo identificado no banco de médio porte foi de 4,3 bilhões de reais. A instituição mantinha em seu balanço como ativos carteiras de crédito que haviam sido vendidas a outros bancos. Também houve duplicação de registros de venda de carteiras, inflando o resultado do Panamericano, segundo identificou o Banco Central.

Publicidade

O Panamericano terminou o ano passado com carteira de crédito totalizando 13,3 bilhões de reais, contra 9,97 bilhões de reais em 2009, conforme resultado divulgado anteriormente.

Em 31 de janeiro, o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, anunciou a compra do controle do Panamericano por 450 milhões de reais, assumindo 51 por cento das ações com direito a voto que pertenciam ao Grupo Silvio Santos e parcela de papéis preferenciais da instituição.

Outro acionista relevante do Panamericano é a Caixa Econômica Federal. Na semana passada, a Caixa informou que vai disponibilizar de 8 bilhões a 10 bilhões de reais ao Panamericano para dar liquidez ao banco.

Veja também
  • Caixa deve injetar de R$ 8 bi a R$ 10 bi no Panamericano
  • Justiça bloqueia conta de ex-executivo do Panamericano
  • Rombo do Panamericano inclui fraude e erros técnicos
  • 'Vendi o banco', diz Silvio Santos sobre Panamericano