Cerca de 50 bancários fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (10) em frente agência do Banco do Brasil que fica no centro do Rio de Janeiro. O objetivo era protestar contra uma festa que será realizada pela diretoria do Banco do Brasil, no Teatro Municipal no dia 12 de outubro, pelos 200 anos da instituição.

CARREGANDO :)

Segundo os bancários, o evento, que terá a participação de Caetano Veloso e Bebel Gilberto, e será apenas para clientes vips e grandes empresários, terá um alto custo enquanto o salário dos bancários não foi reajustado.

A categoria está em greve em todo o país desde quarta-feira (8), por não aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) de reajuste de 7,5%. Eles reivindicam reajuste de 13, 23%, um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados, auxílio-alimentação de R$ 415, fim das metas, que eles consideram abusivas.

Publicidade

Segundo Vera Luiza Xavier, do Sindicato dos Bancários do Município do Rio, a adesão dos funcionários greve aumentou nesta sexta. "Entregamos nossa minuta no dia 13 de agosto. A nossa data-base é 1º de setembro e só no dia 24 de setembro eles vieram com a proposta de 7,5%. Inclusive, o presidente da Fenaban, o Fábio Barbosa, disse que não tem crise nenhuma nos bancos brasileiros. Então pague o que nos deve."

Na próxima segunda-feira (13), haverá uma nova assembléia da categoria na cidade do Rio. Em todo o estado, 1.054 agências bancárias não abriram nesta sexta, 427 delas são da capital.

Veja também
  • BNDES poderá captar R$ 3 bi no exterior para 2009
  • Bancos negociam carteiras de consignado,veículos e empresas, diz ABBC
  • Bancários prometem intensificar greve na próxima semana
  • Banco Central faz o segundo leilão de dólares no dia
  • Bancários afirmam que greve fechou metade das agências da região de Curitiba
  • No terceiro dia de greve dos bancários, só Bradesco funciona integralmente