• Carregando...

O Banco Central atuou no mercado de câmbio pela segunda vez nesta sexta-feira (10). Dessa vez com operações de swap cambial (contratos que trocam o rendimento em juros pela oscilação da moeda americana). Foram vendidos cerca de US$ 589,3 milhões, com o objetivo de redução a cotação da moeda. Depois do agravamento da crise financeira internacional, é a quinta vez que o BC faz esse tipo de operação.

No primeiro leilão foram vendidos todos os 4.050, contratos ofertados, com vencimento no dia 1º de dezembro deste ano. A taxa nominal foi 4,43% e a de registro na Bolsa de Mercadorias e Futuro, também conhecida como linear, foi de 4,3%. No segundo leilão, com vencimento no dia 2 de janeiro de 2009, foram ofertados 12 mil contratos e vendidos 7.890, com taxa linear de 7,450% e nominal de 7,72%.

Pela manhã, o BC realizou venda direta de dólares, por meio de leilões. Quando faz esse tipo de operação, o BC não informa quanto coloca no mercado. A taxa do leilão foi de R$ 2,2750. Diferentemente das operações de swap cambial, em que há retorno do dinheiro ao BC, pelos leilões de venda direta, o dinheiro fica no mercado.

A atuação do BC ocorre por conta da crise financeira internacional, com aumento da cotação do dólar e em meio queda de bolsas de valores no Brasil e em vários países do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]