• Carregando...

Brasília (Folhapress) – O tombo da economia no terceiro trimestre do ano fez o Banco Central reduzir de 3,5% para 2,6% a previsão de crescimento para este ano. Para 2006, a expectativa é de um aumento de 4% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados divulgados ontem pelo Relatório de Inflação. "Após o recuo de 1,2% do produto no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, as perspectivas são de recuperação a partir do último trimestre do ano, em decorrência, principalmente, da continuidade do crescimento do emprego, do aumento progressivo da massa salarial real, do reequilíbrio dos estoques no setor produtivo e dos efeitos da flexibilização em curso na política monetária num ambiente de expansão do crédito’’, diz o documento.

Pelas previsões do BC, a indústria terá um crescimento de 3% neste ano. Já o setor de serviços crescerá 2,1% e a agropecuária, 1,5%. A previsão de 4% em 2006 está abaixo da prevista pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que na semana passada disse que o desempenho da economia no ano que vem repetiria o de 2004, quando o PIB cresceu 4,9%.

A projeção do BC é baseada nas perspectivas consideradas favoráveis para o setor agropecuário e para a indústria, que será beneficiada com a perspectiva de redução da taxa de juros. A previsão de crescimento do setor agropecuário é de 4,8%.

Para a indústria é de 5,3%, o que reflete o "crescimento da produção doméstica de petróleo e a sustentação da demanda agregada’’. O setor de serviços deverá crescer 2,9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]