• Carregando...

O projeto de um banco regional de desenvolvimento pretendido pelo presidente venezuelano Hugo Chávez deveria ser vinculado ao bloco comercial Mercosul, disse neste domingo o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega.

Venezuela e Argentina anunciaram recentemente planos de criar o Banco do Sul, uma instituição financeira de desenvolvimento e ajuda economômica na região.

No sábado, o Brasil disse querer juntar-se formalmente ao processo de instauração do banco, do qual participam também Equador e Bolívia.

"Eu sugeri que fosse vinculado ao Mercosul, mas não sei se esse ponto de vista vai prevalecer", disse Mantega no último dias dos encontros de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.

"Temos que convidar nossos sócios do Mercosul para participarem."

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Com exceção de Uruguai e Paraguai, todos os membros estão envolvidos no projeto.

Mantega acrescentou que a criação do banco pode levar 12 meses, apesar da urgência da Venezuela, que queria o projeto até o final de junho.

"O Banco do Sul precisa ter uma boa capacidade de financiamento ou não funciona... não vejo nenhum problema de haver recursos de outros organismos, desde que eles não tenham poder de decisão", disse Mantega.

O ministro acrescentou que "finalmente" este seria um banco no qual os países sul-americanos teriam poder de decisão, já que não o têm no Banco Interamericano de Desenolvimento (BID) nem no FMI.

"Teremos a oportunidade de ter uma instituição financeira na qual controlamos as decisões e podemos voltá-la para os interesses de nossos países."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]