• Carregando...

Os bancos da França conseguirão facilmente levantar 10 bilhões de euros para cumprir potenciais novas exigências de capital que estão sendo analisadas pela Europa, de acordo com analistas. "Esse seria um volume fácil de obter para os bancos franceses", disse Jon Peace, analista do Nomura Equity Re­­search. "Os bancos podem suspender o pagamento de dividendos e usar fórmulas menos dissolutivas, como vender ativos, para atingir suas metas de reforço de capital", acrescenta.

A opinião de Peace é compartilhada pelo presidente do Banco da França, Christian Noyer. Na manhã de ontem, a autoridade afirmou que os bancos do país conseguiriam levantar os 10 bilhões de euros tranquilamente e sem recorrer ao governo. No entanto, bancos como o Société Générale, que estão menos capitalizados que instituições como o BNP Paribas e o Crédit Agricole, talvez tenham de fazer um pouco mais de esforço para levantar o dinheiro, disse Pierre Flabbee, analista da Kepler Capital Markets. Ele acrescentou que o grau de dificuldade dependerá também de qual será a redução no volume de dívidas da Grécia.

A Bundesverband deutscher Banken (BdB), a associação de bancos privados da Alemanha, também afirmou ontem que os bancos dos país tem capital suficiente para lidar uma perda "apropriada" sobre os bônus da Grécia que possuem. Michael Kemmer, diretor da BdB, cujos maiores membros são o Deutsche Bank e o Commerz­­bank, não especificou o que seria uma perda apropriada, nem descartou que um novo teste de estresse realizado pela Associação Bancária Europeia (BCE) poderia revelar insuficiências de capital entre os bancos alemães.

Os comentários ocorrem após o aumento dos temores de que os detentores dos bônus da Grécia precisem aceitar um haircut sobre esses títulos como parte de um pacote de socorro para o país, e autoridades da União Europeia se aproximaram durante o fim de semana de um acordo, que poderia resultar em mais de 90 bancos da zona do euro buscando nos mercados financeiros mais de 100 bilhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]