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Entre as 20 empresas que apresentam maiores índices de problemas de consumidores não solucionados, empresas do setor bancário ocupam as quatro primeiras posições. De acordo com a lista divulgada pelo Procon-PR nesta terça-feira (10), os líderes de reclamações são Banco Panamericano, Grupo Santander, Grupo Banco do Brasil e Grupo Banco Votorantim, com 824 protestos de clientes registrados. Os índices de resolução de reivindicações neste grupo vai de 12% a 17%.

O setor das instituições bancárias está à frente ainda quando o assunto é o total de aparições no balanço, com seis representantes na lista negra. Estabelecimentos do varejo estão em segundo, com sete empresas. Supermercados fabricantes de celulares e operadoras de telefone estão no terceiro estrato, com duas representantes cada. A Sanepar encerra a lista.

O levantamento leva em conta o período de janeiro de 2011 a maio de 2012. As 20 empresas que compõe o documento somam mais de 5 mil consumidores descontentes. Conforme informações do Procon-PR, o ranking foi elaborado de acordo com o comportamento das empresas nas audiências promovidas pelo órgão. O Procon levou em conta as que tiveram acima de 118 casos, entre janeiro de 2011 e maio de 2012, e que apresentaram índice de não resolução superior a 30%.

Serviço

Para baixar o arquivo PDF com os 20 grupos líderes em reclamações e o detalhamento com as empresas pelas quais respondem, acesse o site http://www.procon.pr.gov.br e em seguida, na divisão "Serviços do Consumidor", clique no ícone "Comportamento dos Fornecedores nas audiências".

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