i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
1º de julho

Bancos: novos pacotes de serviços entram em vigor na próxima segunda

De acordo com resolução do Banco Central (BC), cada instituição deve passar a oferecer três pacotes padronizados que incluem sete serviços básicos

  • PorFolhapress
  • 28/06/2013 12:39

Entra em vigor na próxima segunda-feira, 1º de julho, a nova regra que obriga os bancos a oferecer novos pacotes padronizados de serviços básicos. O objetivo é tornar mais fácil para os clientes comparar os preços das tarifas entre as instituições, além de oferecer um leque maior de opções.

De acordo com resolução do Banco Central (BC), cada instituição deve passar a oferecer três pacotes padronizados que incluem sete serviços básicos.

Os serviços são: confecção de cadastro para início de relacionamento (sempre gratuito), fornecimento de folhas de cheque, saque, extrato dos últimos 30 dias, extrato de outros períodos, transferência por meio de DOC, transferência por meio de TED, transferência entre contas na própria instituição.

A diferença entre os três pacotes está em quantas vezes cada serviço poderá ser utilizado por mês. Pela determinação do BC, uma parte desse limite máximo mensal deve ser gratuita. Assim, por exemplo, em um dos pacotes, o cliente tem a opção de realizar até oito saques por mês. Desses, quatro saques são gratuitos e os outros quatro tarifados (já inclusos no valor do pacote). Os demais serão tarifados normalmente.

O valor das tarifas cobradas em cada pacote fica a critério de cada banco. A nova regra não impede que os bancos ofereçam outros pacotes.

O cliente também terá a opção de não aderir a nenhum dos pacotes e ter seus serviços tarifados individualmente.Segundo o BC, os bancos são obrigados a informar aos clientes sobre todas as opções e a escolha do cliente deve constar no contrato.

Os bancos também devem divulgar a existência dos três pacotes padronizados, segundo o BC, em local e formato visíveis ao público, nas agências e em seus sites.

Pacote Anterior

Desde 2010, um pacote padronizado de serviços considerados prioritários já é oferecido pelos bancos. Entre o pacote já existente e os três novos que passam a ser oferecidos, a diferença está na inclusão do serviço de fornecimento de folhas de cheque e de transferência por meio de DOC e de TED.

Segundo, Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP, a nova resolução "dá mais opções ao consumidor e maior transparência".

"É mais uma ferramenta que reforça o direito de escolha do consumidor", diz.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.