• Carregando...

Impasse

Fenaban se reúne com bancários para nova negociação

Estadão Conteúdo

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) agendou uma nova rodada de negociações com os bancários para o início da noite de ontem. Também estavam previstas negociações específicas com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Até o fechamento da edição, não havia informações sobre o resultado das conversas.

Os bancários aprovaram na noite de segunda-feira o início da greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 12,5%, com a recomposição da inflação medida pelo INPC e aumento real de 5,8%, elevando o piso salarial a R$ 2.979,25. Na última rodada de negociações, a Fenaban propôs um reajuste de 7,35% e de 8% para o piso da categoria.

No ano passado, os bancários promoveram uma greve nacional que durou 23 dias.

Caso a greve dos bancários continue na semana que vem, o Procon-PR pretende notificar os bancos para que se comprometam a manter o serviço essencial de compensação bancária. Reclamações sobre falta de envelopes para depósito em agências de Curitiba já chegaram ao órgão estadual, que pretende deixar as instituições de sobreaviso. No ano passado, o problema também ocorreu e foi preciso um acordo com o Procon-PR para que a Caixa Econômica Federal – o banco mais reclamado sobre o tema – repusesse o material.

Em um levantamento feito na quinta-feira no Centro por técnicos do Procon-PR, a Caixa voltou ao topo dessa lista. Segundo o Procon-PR, faltavam envelopes para depósito nas agências da Travessa da Lapa, Avenida Marechal Deodoro, Praça Zacarias e Travessa Oliveira Bello. Na agência da Rua Barão do Serro Azul, havia material, mas em pequena quantidade.

Ainda segundo o Procon-PR, o Itaú era o único banco que estava disponibilizando envelopes em grande quantidade. Outros bancos, como o Bradesco, também apresentaram o problema, mas em proporção menor do que o da Caixa. "Independentemente de o consumidor apontar que agências têm problemas, os bancos deveriam verificar a situação para impedir que ela aconteça", diz Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. "Se o consumidor tiver problemas deve avisar o Procon", reforça.

Por meio da sua assessoria de imprensa regional, a Caixa afirmou que só poderia comentar o levantamento do Procon-PR depois de saber que agências apresentaram problemas. Até o fechamento desta matéria o banco não informou se recebeu reclamações sobre o assunto nem o que está fazendo para manter a reposição de envelopes para depósito.

Na greve dos bancários de 2013, depois de questionado pelo Procon, a Caixa se comprometeu a entregar maços de envelopes em dez agências: Sítio Cercado, Pinheirinho, Portão, Carlos Gomes, Santa Felicidade, Mercês, Marechal Deodoro, Vila Hauer, Bacacheri e São José dos Pinhais.

Braços cruzados

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba, a greve contribuiu para fechar 301 das 532 agências da Região Metropolitana. No Paraná, estão fechadas 1.025 agências de 1.595, afirma a entidade de classe. Os bancários de Toledo não aderiram à greve. Em todo o país, segundo números da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a paralisação atingiu ontem 10.355 agências e centros administrativos – número 10,4% maior que o de quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]