• Carregando...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou, nesta quarta-feira (24), com uma ação contra o Bank of America e a financeira Countrywide, por fraude hipotecária entre 2007 e 2009, que provocaram prejuízos de US$ 1 bilhão, informou a procuradoria federal. O Bank of America e o Countrywide são acusados de ter colocado em prática um esquema de concessão de empréstimos projetado para processar pedidos de hipotecas em alta velocidade, sem os controles adequados, segundo a denúncia.

As duas instituições são acusadas de vender hipotecas "tóxicas" à Fannie Mae e Freddie Mac, que não foram pagas. O processo é o primeiro a ser gerado pelo Departamento de Justiça sobre as hipotecas vendidas às duas empresas do ramo imobiliário.

Segundo uma queixa recebida pela corte federal de Manhattan, a Countrywide inventou em 2007 um esquema para acelerar o processamento dos empréstimos imobiliários para residências. O governo afirma que os executivos tentaram eliminar mecanismos criados para garantir que os empréstimos não fossem contaminados por fraudes, mas esconderam isto da Fannie Mae e da Freddie Mac.

Em 2008, a Countrywide foi absorvida pelo Bank of America e a prática teria prosseguido por mais um ano. "Este processo deve enviar outra mensagem clara de que práticas de empréstimo irresponsáveis não serão toleradas", afirmou o procurador Preet Bharara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]