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A Basf lançou ontem uma nova marca para identificar produtos agrícolas que têm efeito fisiológico em culturas como soja, milho e trigo, na tentativa de ampliar suas vendas de fungicidas. No Brasil, a chamada AgCelence foi apresentada em São Paulo durante o Top Ciência 2007, que reúne pesquisadores de produtores latinos. Produtos como o Opera, largamente usado nas safras de verão e inverno no Brasil, terão, a partir de agora, um selo AgCelence.

O diretor de Produtos Agrícolas da Basf, Eduardo Leduc, disse que o objetivo é ampliar a venda de fungicidas em 3% neste ano. A empresa afirma liderar a venda de produtos para a agricultura, com 20% do mercado. O efeito esperado no faturamento não foi revelado.

O pesquisador Durval Dourado, da Universidade de São Paulo (USP), disse que os F-500, além de agirem como fungicida, provocam uma reação em cadeia que dá mais vigor às plantas e eleva a produtividade. Os testes da Basf dizem que esses efeitos fisiológicos elevam a produtividade em 10% a 15% tanto no milho quanto na soja, na comparação com outros fungicidas.

O produtor Aldo Hanel, de Campo Mourão (Noroeste do Paraná), disse que as pesquisas da Basf estão mostrando agora o que já era observado na aplicação dos fungicidas F-500. Ele diz que, em questão de dias, as lavouras ficam mais verdes. Mais fortes, as plantas produzem mais e os grãos são de melhor qualidade, diz Hanel.

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